14 set 2006
Osasco (SP) – Na disputa por um título que não conquista desde 2002, o Finasa conheceu nesta quinta-feira a seqüência de adversários na fase de classificação dos Jogos Abertos do Interior, que este ano já estão sendo realizados em São Bernardo do Campo. O time estréia na competição já neste domingo, às 16 horas, quando enfrenta a equipe anfitriã, na abertura do torneio de vôlei feminino.
Já na segunda-feira, o adversário do Finasa é o Araçatuba, às 16 horas, enquanto na terça o time dirigido pelo técnico Jefferson Arosti enfrenta o conjunto do Pinheiros, que representa a cidade de Ferraz de Vasconcelos, às 18 horas. Após folgar na rodada de quarta-feira, o Finasa volta à quadra na quinta, desta vez para medir forças contra o São Caetano, ainda sem horário confirmado.
O sistema de disputa é o mesmo da última edição, realizada em Botucatu, com todos os times jogando contra todos, e os dois primeiros fazendo a decisão na sexta-feira, dia 22. “Ficou uma competição interessante. Acredito que vai ser um torneio equilibrado, como está sendo o próprio Paulista”, diz o treinador do Finasa. Dos times do Estadual, apenas o Fiat/Paulistano não joga em São Bernardo.
Arosti prevê dificuldades para a sua equipe especialmente por ter de jogar quase todos os dias, e por isso crê que quem estiver mais focado, mais concentrado, e melhor preparado, leva vantagem sobre os demais concorrentes. “Além disso, os times estarão mais entrosados e vão apresentar alguma evolução em relação ao Paulista“, completa o técnico.
Vice-campeã com o Finasa na edição do ano passado, a levantadora Fabiana Berto também acredita em uma competição bastante equilibrada. ”Todas as equipes estão evoluindo, e nós também, o que vai ser bom para a competição. Temos que ficar cada vez mais preocupados com os adversários, porque hoje todos têm condições de sair com a vitória”, afirma a experiente jogadora.
Questionada sobre a possível pressão de conquistar um título que não vem há quatro anos, a atleta se diz tranqüila e até acostumada com a responsabilidade. “Quem atua aqui sabe desse compromisso com a vitória, de estar sempre jogando finais, e por isso mesmo na nossa cabeça não passa outro pensamento que não seja entrar para ganhar”, conclui a levantadora.
Após a disputa dos Jogos Abertos do Interior, o Finasa mal terá tempo para descansar, já que no dia 29 de setembro estréia no Torneio Internacional Salonpas Cup, que será realizado no Ginásio do Ibirapuera. Atual campeão da competição, o Finasa faz seu primeiro jogo contra o River Plate, da Argentina.
Fonte: ZDL
14 out 2005
Osasco (SP) – O Finasa estréia neste domingo nos Jogos Abertos do Interior, em Botucatu (SP), em um jogo que está se tornando um clássico do vôlei feminino. O adversário será o Brasil Telecom/São Bernardo, às 16h30, no Colégio Lassali (Ginásio 2). Líder invicto do Campeonato Paulista, o Finasa pretende fazer também uma boa campanha no torneio que é conhecido como ‘olimpíada caipira’.
“Numa competição como essa, de curta duração, não existem duas chances. Temos que conseguir o máximo de equilíbrio e concentração do grupo desde o início para obter os melhores resultados”, afirma o treinador Paulo Coco. Segundo ele, o adversário do ABC é um dos candidatos ao título do Paulista e merece extrema atenção. “Todo clássico exige muito estudo e concentração. Sempre fazemos jogos muito aguerridos”, ressalta.
O treinador lembra que os dois últimos confrontos entre as duas equipes, válidos pelo Estadual, foram bastante disputados. “No primeiro jogo, fora de casa, saímos atrás no placar — foram inclusive os dois únicos sets perdidos por nossa equipe até agora no Paulista. Na ocasião, o São Bernardo sacou muito bem e apresentou um sistema defensivo coeso, o que não nos permitiu acompanhar o ritmo do jogo. Somente a partir do terceiro set, quando nosso saque melhorou, conseguimos revertemos o placar e vencemos no tie-break”, conta.
Na segunda partida, a ponteira Bia fraturou o dedo mínimo da mão esquerda durante um ataque, o que exigiu uma intervenção cirúrgica. “Mesmo com o desfalque importante, a substituição pela juvenil Gabi, que estará pela primeira vez nos Jogos Abertos, foi uma ótima opção. O jogo não foi fácil, mesmo vencendo por 3 sets a 0. Também não esperamos facilidade em nossa estréia e no decorrer dos Jogos Abertos”, analisa o técnico.
Para a levantadora Fabiana Berto, os Jogos Abertos são muito dinâmicos e qualquer descuido pode comprometer a classificação. Os dois primeiros colocados disputam a final. “A idéia é continuar com a mesma campanha que temos feito no Paulista, até porque os times que vamos enfrentar em Botucatu já são conhecidos nossos e sabemos a maneira que cada um joga. Por isso, qualquer deslize pode afetar a conquista do título”, salienta.
O Finasa terá 14 jogadoras em seu elenco. Paula Pequeno, Mari e Bia, recuperando-se de contusões, vão viajar com o time neste sábado, para apoiar o grupo. “Essa será a primeira vez que ficarei fora dos Jogos Abertos. De qualquer forma, é uma satisfação estar perto e contribuir como torcedora. É muito importante incentivar as meninas da melhor maneira possível”, comenta a experiente ponteira Bia.
Já a levantadora Carol Albuquerque e as meios-de-rede Carol Gattaz e Valeskinha não acompanham a equipe, pois aguardam convocação para a seleção brasileira, que inicia treinamentos na próxima semana em Saquarema (RJ), como preparação para a Copa dos Campeões, que acontece no Japão, em novembro. “A ausência de jogadoras como essas é fator importante no contexto tático do time, mas conto com a participação das atletas juvenis, que será fundamental. Além disso, temos um grupo forte e coeso que vem treinando bastante, tendo um entrosamento muito bom e apresentando ótimos resultados”, elogia o técnico Paulo Coco.
Fonte: ZDL
© 2024 Federação Paulista de Volleyball