29 set 2006
São Paulo (SP) – Tricampeão da Salonpas Cup, e atual detentor do título, o Finasa estréia na sexta edição da competição internacional nesta sexta-feira, dia 29, às 20 horas, quando joga diante do River Plate, da Argentina, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo do canal Band Sports. Na preliminar, jogam Rexona-Ades e Schweriner S.C, da Alemanha.
O Finasa vai atuar desfalcado de três das principais atletas, Valeskinha, Carol Gattaz e Paula Pequeno, todas defendendo a seleção brasileira que treina para o Mundial Feminino, no Japão. Além disso, o time perdeu a ponteira Mariana, com um dedo da mão direita quebrado, e ainda não sabe se terá a oposto e capitã Elisangela, que se recupera de uma torção no tornozelo esquerdo.
Com esses desfalques, a comissão técnica terá nesta competição uma equipe que mistura experiência, em especial com a volta da líbero Arlene, com jovens muito talentosas, como Adenízia, Natália, Silvana e Juliana Sena. “Ainda não sei o time que vamos colocar em quadra, mas a tendência é ser o mesmo da final dos Jogos Abertos, com a entrada da Arlene”, explica o técnico Jefferson Arosti.
Para ele, o principal problema nas primeiras rodadas é a falta de conhecimento sobre as outras equipes. “Não teremos chance de ver o River jogar. Por isso mesmo temos de entrar impondo nosso ritmo, nosso padrão, tentado nos adaptar o mais rápido possível durante a partida”, comenta Arosti, que não acredita que a rivalidade entre Brasil e Argentina existente no futebol esteja presente na partida.
Reforço do Finasa de última hora, Arlene diz que este jogo tem um sabor especial, por ser o primeiro com a camisa do clube nesta temporada. “Estou aqui para ajudar e trazer um pouco da minha experiência. Pude perceber que este é um grupo que está a fim de ganhar e confia em quem está do lado dentro de quadra”, opina a jogadora, que não esconde a ansiedade para jogar.
Eleita a melhor na posição no último Grand Prix, Arlene diz que a responsabilidade em quadra é tanto para chamar a atenção quanto para acalmar as colegas. “As dificuldades vão ser muitas em um torneio como este, então é essencial saber tanto a hora de cobrar como a hora de aplaudir, já que o objetivo de todas é vencer”, completa a jogadora.
Quem dá a receita para alcançar a primeira vitória na competição é a meio-de-rede Juciley, atleta experiente, com passagens por equipes como Minas, Macaé e Brasil Telecom. “Estréia sempre traz um certo nervosismo, por isso é necessário entrar com um espírito guerreiro, com vontade, ainda mais que não conhecemos o adversário”, diz a central do Finasa.
Para ela, as dimensões do ginásio não devem ser um problema, já que o time teve quase uma semana de treinos no local. “Pegamos as referências e já estamos adaptadas. Sentimos falta mesmo é da Lili, e a volta dela vai ser fundamental para que a gente faça uma boa campanha na Salonpas”, acrescenta a meio, fazendo referência à contusão de Elisangela.
O Finasa deve entrar em quadra com a levantadora Fernandinha, as centrais Juciely e Adenízia, as ponteiras Natália e Silvana e Raquel jogando como oposto, além da líbero Arlene.
O sistema da Salonpas Cup é o mesmo das últimas edições, com todas as equipes jogando em turno único na primeira fase e as quatro melhores indo à semifinal, quando se enfrentam em cruzamento olímpico, com o primeiro jogando diante do quarto, e o segundo contra o terceiro. Os vencedores fazem a final, no dia 7 de outubro.
Tabela de jogos do Finasa na Salonpas Cup: Fonte: ZDL
© 2024 Federação Paulista de Volleyball