Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa e Rexona-Ades jogam pela inédito tetra

20 abr 2007

Niterói (RJ) – Depois de quatro jogos de muito equilíbrio, Finasa e Rexona-Ades decidem o título da Superliga Feminina de Vôlei de 2006/2007 e a condição de primeiro tetracampeão da história da competição. A última partida do playoff final será disputada neste sábado, a partir das 9h30, no Ginásio Caio Martins, em Niterói (RJ). O confronto decisivo terá transmissão ao vivo pela Rede Globo e SporTV.

Confiantes, as jogadoras do Finasa encerraram nesta sexta-feira a preparação para a final, que deverá lotar o ginásio e causar muita emoção. Para a capitã e oposto Elisangela, a partida decisiva deve ser ainda mais difícil. “Esse é um jogo em que não podemos errar. Por isso, treinamos bastante com o objetivo de entrar tranqüilas em quadra”, lembra a atacante paranaense, de 28 anos e 1,84m, que espera ver o time concentrado, principalmente, no primeiro set. “Nos dois confrontos passados perdemos o primeiro set. Dessa vez, precisamos vencê-lo para ter mais tranqüilidade na hora de forçar o saque ou o ataque.”

A líbero Arlene também prevê igualdade no confronto. “São duas equipes que têm o mesmo poder ofensivo. O nosso time, no entanto, precisa se prevalecer na partida sem dar chance ao adversário”, comenta a mineira, de 37 anos e 1,78m, que passou a semana por treinamentos específicos de defesa. “Faremos uma boa final. Vamos tentar evitar os erros cometidos nos jogos anteriores.”

O técnico Luizomar Moura acredita que o título de campeão será decidido nos detalhes. “As duas equipes finalistas têm excelentes atletas, que se conhecem muito bem, não só de confrontos, mas por jogarem juntas na seleção brasileira”, observa o treinador. “Por isso, acho que o título ficará com o time que errar menos e tiver mais calma nos detalhes. A orientação é saber que o primeiro ponto é tão importante como o 25º.”

O retrospecto nesta Superliga mostra o equilíbrio. Finasa e Rexona-Ades estão empatados no playoff decisivo por 2 a 2, com uma vitória por 3 a 0 e outra por 3 a 2 para cada lado. Em toda a competição, as duas equipes fizeram seis partidas, com três vitórias para cada um, sendo duas na casa do adversário.

O Finasa disputa a oitava final e a sexta consecutiva do torneio, recorde absoluto. Esta é a terceira decisão seguida diante do Rexona-Ades. Em 2004/2005, o time paulista foi o campeão ao vencer o confronto por 3 jogos a 0. Já em 2005/2006, a equipe carioca levou a melhor ao fechar o playoff por 3 a 2.

Para chegar à final, o Finasa terminou em segundo lugar na fase de classificação. A equipe eliminou o Brasil Telecom e o Fiat/Minas por 3 a 1 nas quartas-de-final e nas semifinais, respectivamente. Em todo o torneio foram 26 partidas, com 20 vitórias e seis derrotas.

Na última partida, disputada dia 14, em Barueri, o Finasa começou jogando com Fernandinha, Elisangela, Valeskinha, Carol Gattaz, Paula Pequeno, Natália e Arlene, como líbero. Viajaram com a equipe para Niterói também Fabiana Berto, Adenízia, Silvana, Raquel, Mariana e Juliana Sena.

Fonte: ZDL

Veja também: