Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa é campeão paulista pela décima vez

25 out 2008

 


Time de Osasco fez a festa na casa do adversário ao vencer por 3 sets a 1


 


São Paulo – O Finasa/Osasco sagrou-se campeão paulista de 2008 na tarde deste sábado, ao vencer o Pinheiros/Mackenzie no segundo jogo da final do Campeonato Paulista feminino de voleibol da Divisão Especial. A equipe de Osasco marcou 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/16, 23/25 e 25/17, em 1h35 de partida, realizada em São Paulo, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros. Com a conquista, o Finasa fechou a série melhor-de-três por 2 a 0 e garantiu o título do principal torneio regional do país pelo décima vez. Agora as duas equipes se concentram na Superliga 2008/09, que começa no dia 29.


 


Embalado pela primeira vitória, na quarta-feira no ginásio Professor José Liberatti, o Finasa entrou em quadra com muita disposição e não facilitou a vida do Pinheiros/Mackenzie. Porém, precisou manter o entrosamento e teve algumas dificuldades para vencer. O plantel de Osasco começou o campeonato desfalcado de suas principais atletas, que estavam com a seleção brasileira, mas foi evoluindo ao longo do torneio e soube administrar as falhas e valorizar seus pontos fortes para conquistar o quinto título da temporada 2008 (também venceu a Copa São Paulo, Copa Brasil, Jogos Regionais e Salonpas Cup).


 


No primeiro set, o time da casa começou melhor, e se manteve à frente no placar, mas não demorou muito para que o Finasa se recuperasse em quadra com bons ataques e bloqueios, fechando em 25/22 com 24 minutos. Na segunda série a equipe de Osasco entrou mais focada e chegou a abrir cinco pontos de vantagem, em 13/8 e depois ampliando a diferença para nove pontos, com 23/14. Sem dificuldade o Finasa marcou 25/16, em 23 minutos.


 


No terceiro set, foi a vez do Pinheiros mostrar reação. A equipe comandada por Paulo Cocco chegou a abrir quatro pontos, com 10/06 e se manteve à frente durante toda a série, e conseguiu fechar em 25/23 em 27 minutos. No quarto set, o Finasa tratou de definir, para evitar o terceiro confronto. Aproveitando os erros e nervosismo das adversárias, as atletas de Luizomar de Moura souberam administrar bem a vantagem e precisaram de 21 minutos para fechar o set em 25/17 e assim se consagrar campeão.


 


Para o técnico do Finasa, Luizomar de Moura, a vitória é o resultado do trabalho e empenho do o grupo. O técnico ressaltou a importância de vencer, às vésperas da Superliga. “Este é um dos torneios mais fortes do país. Tivemos um desempenho crescente em cada partida e conseguimos este importante resultado. Sem contar que o título nos dá maior entrosamento para a disputa da Superliga, é muito bom, mas nos deixa com grande responsabilidade para a próxima disputa, que promete ser a mais equilibrada de todos os tempos”, salientou o treinador vencedor.


 


A líbero Camila tem a mesma opinião de seu comandante. “Começamos o torneio desfalcadas das meninas que estavam com a seleção, mas soubemos buscar o entrosamento necessário e conseguimos mais um título, o quinto em quatro meses. Agora estamos quase no auge, mas vamos procurar melhorar sempre, e acertar os detalhes”, comemorou Camila.


 


O técnico Paulo Cocco deixou claro que não ficou satisfeito com a atuação de sua equipe e destacou a falha da fase final. “Não soubemos manter a regularidade da fase de classificação. Durante o campeonato jogamos com excelentes adversárias, o que prova que estamos no caminho certo. No jogo deste sábado, faltou tática para barrar o elenco adversário. Agora é trabalhar para continuar fazendo um bom trabalho, já pensando na Superliga”, enfatizou Paulinho.


 


O Finasa começou com Carol, Paula Pequeno, Adenízia, Thaísa, Sassá, Natália e a líbero Camila. Entraram Silvana, Lia e Suelle. Pelo Pinheiros/Mackenzie iniciou com Ângela, Lígia, Thaís, Fernanda Garay, Fabiana Berto, Tandara e a líbero Arlene. Também atuaram Patrícia, Roberta, Fê e Michele.


 


Tabela das finais


 


22/10 – 19h30 – Finasa/Osasco 3 X 0 Pinheiros/Mackenzie – Osasco – Gin.Prof. José Liberatti


25/10 – 12h30 – Pinheiros/Mackenzie 1 x 3 Finasa/Osasco – São Paulo – E.C. Pinheiros


 


Consultoria de Comunicação da FPV:


MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – MTb 18324 / Beatriz Karoline de Paula Mtb: 42905 / Mariana Sales – Mtb: 53242

Fones: (11) 3053-9584/7720-5109/71968860 – e-mail: imprensa@fpv.com.br

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560