Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa e Brasil Telecom revivem decisão do primeiro torneio

09 jan 2008

Rio de Janeiro – Brasil Telecom (SC) e Finasa/Osasco (SP) reeditarão, nesta quinta-feira (10.01), a final do primeiro torneio da fase classificatória da Superliga feminina de vôlei 07/08. O duelo, válido pela rodada inaugural do segundo torneio, será realizado, mais uma vez, na Arena Multiuso, em Brusque (SC). A partida terá transmissão do canal Sportv, a partir das 19h30.

Mais três jogos completarão a rodada todas nesta quinta-feira (10.01). Às 19h30, o São Caetano/Detur (SP) receberá o Fiat/Minas (MG), no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP). Na capital paulista, o E.C. Banespa (SP) duelará com o Sport/Maurício de Nassau (PE), às 20h, no ginásio do E.C. Banespa. No encerramento da rodada, o Vôlei Futuro (SP) medirá forças com o Mackenzie Cia do Terno (MG), às 20h30, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP).

O Brasil Telecom, segundo colocado do primeiro torneio, encerrou a primeira etapa da fase classificatória com quatro vitórias, em cinco partidas. Já o Finasa/Osasco venceu o primeiro torneio de forma invicta. De acordo com as estatísticas oficiais da Superliga feminina 07/08, o confronto terá um duelo à parte: bloqueio x ataque. O Brasil Telecom, com 24,52% de eficiência, lidera este ranking por equipes. Do outro lado, estará o Finasa/Osasco, segundo colocado no ranking de ataque, 26,01% de eficiência – atrás apenas do Rexona-Ades (RJ), com 28,25%.

Individualmente, mais um atrativo. Edna, meio-de-rede do Brasil Telecom, é a segunda mais bem posicionada entre as bloqueadoras da competição, com 32,79 % de eficiência. A jogadora, natural de Brusque, reconhece a dificuldade de neutralizar a maior pontuadora da Superliga 07/08, até o momento: Paula Pequeno, do Finasa/Osasco, com 78 acertos após o fim do primeiro torneio.

“É bastante complicado bloquear a Paula. Ela conta com um excelente tempo de bola e uma técnica apurada. A Elisângela também nos dará muito trabalho. A equipe adversária é muito boa. Entretanto, não mediremos esforços para atrapalhar o jogo delas e sairmos com o resultado favorável”, conta Edna, recordando-se do duelo que definiu o campeão do primeiro torneio, no final de dezembro, quando o Brasil Telecom saiu perdendo por 2 sets a 0, empatou, levou a decisão para o tie-break, mas não conseguiu superar o Finasa/Osasco, que venceu por 3 sets a 2.

Ponteira do Finasa/Osasco, Paula Pequeno, além de ser a maior pontuadora, está em primeiro lugar no ataque, com 28,40% de eficiência. A brasiliense Paula elogia o bom volume de jogo do Brasil Telecom e aponta as falhas da sua equipe:

“Além de estar bem no bloqueio, o Brasil Telecom tem uma boa performance nos demais fundamentos. A equipe conta com um volume de jogo interessante. Para vencermos, teremos de inovar e apresentar jogadas diferentes para surpreendê-las, já que jogamos contra elas há pouco tempo. Sabemos também que precisaremos ter paciência. Ainda falta regularidade para nosso time durante os jogos. Prova disso foram os tie-breaks que jogamos no primeiro torneio. Mas nos dois jogos (contra o Fiat/Minas e Brasil Telecom), mantivemos a cabeça no lugar e vencemos”, comenta Paula Pequeno – tricampeã da Superliga (04/05, 03/04 e 02/03), em, todas as vezes defendeu o Finasa/Osasco.

O Finasa/Osasco conta com força máxima para o confronto. Já o Brasil Telecom ainda terá o desfalque de Juliana Costa. A ponteira se recupera de uma lesão na parte posterior da coxa direita. “A Juliana Costa ainda não tem condições de jogo. Ela deve voltar às quadras na penúltima rodada do segundo torneio contra o Fiat/Minas (MG)”, diz Maurício Thomas, técnico do Brasil Telecom.

EQUIPES

BRASIL TELECOM – Fabiana Berto,Lia, Juzinha, Erika, Edna e Renata. Líbero – Verê. Técnico – Maurício Thomas

FINASA/OSASCO – Ana Tiemi, Elisangela, Paula Pequeno, Natalia, Dani Scott e Adenizia. Líbero – Marcelinha. Técnico – Luizomar de Moura

Fonte: CBV

Veja também: