Federação Paulista de Volleyball

FPV

FINASA DISPUTA SEXTA FINAL EM 11 ANOS DE SUPERLIGA FEMININA

23 mar 2005

São Paulo – A equipe feminina de vôlei do Finasa se prepara para disputar a sexta final – a quarta consecutiva – da história de 11 anos da Superliga, a mais importante competição interclubes do país. O time orientado pelo técnico José Roberto Guimarães defende a partir deste sábado o bicampeonato brasileiro, enfrentando o Rexona-Ades, dono também de dois títulos nacionais, numa série melhor-de-cinco partidas. A primeira está marcada para o Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a partir das 13 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTV.

O grande objetivo do Finasa no início da temporada era justamente a classificação para mais uma final. E isso o time conseguiu sem grandes sustos. Afinal, com três derrotas na fase de classificação (duas para o Rexona e uma para o Pinheiros/Blue Life), a equipe superou o São Caetano/Detur nas quartas-de-final por 2 jogos a 0 e o MRV/Minas, nas semifinais, em apenas três partidas.

“No início da competição nosso time teve um sério problema, que foi a da levantadora. Isso nos obrigou a refazer todo o trabalho e tivemos que correr contra o tempo, mas felizmente atingimos o objetivo, que era chegar à mais uma final”, lembra Zé Roberto, referindo-se à saída de Gisele na véspera do início da Superliga. “Tivemos bons e maus momentos dentro da competição, mas felizmente mais bons do que maus, com 18 vitórias no total. O time foi subindo de produção gradativamente. A entrada da Carol Albuquerque, que aos poucos adquiriu uma boa condição física, também foi importante para o nosso crescimento.”

Há quatro temporadas no comando do time de Osasco, Zé Roberto comemora bons resultados. “Dos campeonatos que disputamos nestes últimos quatro anos, conseguimos em 95% deles chegar à final, que é sempre o nosso primeiro objetivo ao entrar numa competição.”

O Finasa, que tem um sério compromisso com o esporte, assumiu a estrutura vencedora do BCN em novembro de 2003 e em maio comemora 12 anos de investimento no vôlei. Em outubro, o Programa Finasa Esportes completará 18 anos de apoio sistemático ao esporte (começou com o basquete feminino de Piracicaba).

A empresa não investe apenas na categoria adulta. Ao contrário, há um grande trabalho de desenvolvimento, aperfeiçoamento e descoberta de talentos. Por isso, a Associação Desportiva Classista Finasa conta com todas as categorias de base de vôlei e de basquete. Além disso, em parceria com a prefeitura de Osasco, mantém 78 núcleos de formação em que quase 4 mil meninas de 12 a 16 anos aprendem noções do esporte e de cidadania.

Histórico do Finasa na Superliga

94/95 – vice-campeão
95/96 – vice-campeão
96/97 – terceiro colocado
97/98 – sétimo
98/99 – quinto
99/00 – terceiro
00/01 – quinto
01/02 – vice-campeão
02/03 – campeão
03/04 – campeão
04/05 – na decisão

Fonte: ZDL

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560