Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa contrata Lia, a maior pontuadora da Superliga

27 maio 2008

Jogadora carioca, de 22 anos, reforça a equipe na temporada 2008/2009

Osasco (SP) – A atacante Juliana Valongo de Castro, que o vôlei brasileiro passou a conhecer na temporada passada como Lia, é o novo reforço do Finasa, campeão paulista e vice-campeão brasileiro. A jogadora carioca, de 22 anos e 1,87m, foi um dos grandes destaques da última edição da Superliga ao terminar como a maior pontuadora da competição, com 391 acertos, sendo 325 no ataque, 50 no bloqueio e 16 no saque.

Com apenas 5 anos no esporte, a atleta canhota foi bem também em outros fundamentos, segundo as estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Ela terminou em quarto lugar no bloqueio, com 25,25% de aproveitamento; em sexto na defesa (45,48%) e em nono no ataque (18,23%).

“Estou muito feliz por poder jogar num clube grande e ter condições de mostrar todo o meu potencial. Vou ter a oportunidade de atuar ao lado de outras grandes jogadoras, como a Paula Pequeno, e poder evoluir”, comentou Lia, que começou a jogar vôlei em 2003, no Grajaú, no Rio, quando já tinha 18 anos. “Por ainda ser nova no esporte, tenho certeza de que tenho muito ainda o que crescer individualmente.”

Oposto do Brasil Telecom, da cidade catarinense de Brusque, no ano passado, ela jogou ainda no Suzano, no Flamengo e no Fiat/Minas, além do Grajaú. “O Finasa tem uma grande infra-estrutura, o que facilitará meu trabalho”, disse a atleta, convocada para a seleção brasileira de novas que disputará a Copa Pan-Americana do México.

Antes de contratar Lia, o Finasa manteve no elenco as levantadoras Carol Albuquerque e Ana Tiemi; as meios-de-rede Adenízia e Malu; e as atacantes Natália, Silvana, Suelle e Paula Pequeno.

A primeira competição da temporada do Finasa será a Copa São Paulo de Vôlei, marcada para junho.

Perfil

Nome: Juliana Valongo de Castro


Apelido: Lia


Posição: oposto


Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)


Altura: 1,87m


Peso: 71kg


Nascimento: 30/6/1985


Passagens por clubes: (Grajaú (2003), Fiat/Minas (2004), Flamengo (2005), Suzano (2005) e Brasil Telecom (2007)


Passagens por seleções: seleção de novas (2008)

Fonte: ZDL

Veja também: