Federação Paulista de Volleyball

FPV

FINASA CONQUISTA O TRICAMPEONATO DA SALONPAS CUP

03 set 2005

São Paulo – O Finasa garantiu neste sábado pela manhã o terceiro título da Salonpas Cup, ao vencer o Rexona/Ades por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/21 e 25/23, em 1h20 de jogo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na disputa pelo bronze, o All Stars, da Bélgica, venceu o Minas Tênis Clube por 3 sets a 1 (17/25, 25/21, 25/23 e 25/17).

A decisão deste ano foi uma reedição do ano passado, quando o time do Rio de Janeiro marcou 3 a 0 sobre o Finasa. Nesta edição, contudo, foram duas vitórias sobre o Rexona, a primeira, na estréia das equipes no campeonato, quando o representante de Osasco marcou 3 sets a 2. O Finasa encerra a campanha no torneio internacional com seis vitórias e uma derrota (para o All Stars).

Este foi o terceiro título do time de Osasco nesta temporada, depois das conquistas nos Jogos Regionais de Praia Grande e na Copa São Paulo. Paulo Coco foi eleito o melhor treinador da competição, que distribuiu R$ 48 mil em prêmios.

“Apesar do placar de 3 a 0, foi uma final difícil, com parciais muito disputadas. Só com muita superação e garra para vencer. Estou orgulhoso pelo espírito das jogadoras, que tiveram muita disposição, e isso fez nosso sistema tático funcionar e conseguirmos marcar um adversário forte”, comemora o técnico.

Para ele, as conquistas aumentam a responsabilidade da equipe. “Mas não podemos nos preocupar com essa situação. Temos de procurar responder em quadra e executar nosso trabalho da melhor forma possível, com os pés no chão e humildade”, diz. “Hoje, todas as equipes querem ganhar do Finasa, por isso, precisamos manter o equilíbrio”, completa.

Diante de 10.800 torcedores, a equipe de Osasco mostrou uma atuação consistente, destacada pelo bloqueio, que rendeu 14 pontos na partida. Para a capitã Valeskinha, o grupo conseguiu executar tudo o que havia preparado ao longo do campeonato. “O segredo foi que desde o início a gente acreditou que iria para a final e, se chegasse lá, faria tudo para sair com o título. Esse foi o nosso melhor jogo. Entramos bem em todos os sets, ao contrário das partidas anteriores, em que a oscilação foi maior”, analisa.

A ponteira Paula Pequeno foi a maior pontuadora do jogo, com 13 acertos, empatada com Renatinha, do Rexona/Ades. “Conseguimos pressionar e manter o ritmo desde o início do jogo. Estivemos agressivas no bloqueio e no saque e tivemos paciência no ataque. O título é resultado de um trabalho duro, porque não tínhamos tanto entrosamento, mas com pouco tempo conseguimos afinar nosso jogo”, afirma Paula.

O Finasa agora volta as atenções para o Campeonato Paulista. Com três vitórias no torneio estadual, o grupo defenderá a invencibilidade contra o Pinheiros/Blue Life, nesta quarta-feira, na casa do adversário. A equipe volta a ficar sem as jogadoras da seleção, que se reapresentam em Saquarema (RJ), neste domingo, para treinar para o Sul-Americano do Equador.

O Finasa começou jogando com Carol Albuquerque, Bia, Valeskinha, Carol Gattaz, Soninha, Paula Pequeno e Arlene como líbero. Entraram também Luciana, Lígia e Fabiana Berto. Já o Rexona/Ades, do técnico Helio Griner, começou com Fernanda Venturini, Renatinha, Fabiana, Thaísa, Sassá, Jaqueline e Fabi como líbero. Jogaram também Estefânia, Regiane, Camilla Adão e Rô.

Fonte: ZDL

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560