Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa conquista o título da Copa Brasil de Vôlei

21 set 2008

 



Fonte: ZDL


 


Num jogo emocionante, a vitória sobre o São Caetano/Blausiegel foi no tie-breaker


 


Curitiba (PR) – O Finasa conquistou o título da Copa Brasil Feminina de Vôlei de 2008 ao derrotar na tarde deste domingo o São Caetano/Blausiegel por 3 a 2, com parciais de 25/21, 18/25, 25/21, 19/25 e 15/12, em 2h03 de uma emocionante partida, no Ginásio do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba. Em início de temporada, com a volta das jogadoras que estavam na seleção brasileira, campeã olímpica em Pequim, as equipes demonstraram muita instabilidade e o Finasa soube tirar melhor proveito da situação, conquistando mais um título importante, depois da Copa São Paulo e dos Jogos Regionais.


 


O saque forçado, o melhor desempenho na recepção e o contra-ataque com bolas rápidas foram os destaques do Finasa, que acabou cometendo um número muito acima do normal de erros, dando nada menos do que 37 pontos ao adversário. Mesmo assim, o atual campeão paulista acabou revertendo os erros com determinação e muita garra de suas jogadoras.


 


“Conseguimos compensar os erros com a habilidade individual das atletas. Nos momentos decisivos, acertamos as jogadas para conquistar um título importante no início de temporada”, comentou a meio-de-rede Thaísa, de 1,96m, que estreou oficialmente no Finasa.


 


A atacante Sassá foi eleita a melhor recepção do torneio e comemorou bastante. “Ao conquistar o título, entramos com o pé direito na temporada. Foi um verdadeiro presente, ainda mais com o pouco tempo que tivemos de treinamento. O grupo mostrou que sabe se superar”, lembrou a atleta mineira.


 


Luizomar de Moura mostrou-se também muito feliz com a vitória na final. “Mais uma vez a filosofia do Finasa foi atingida. A equipe sempre aposta em jovens talentos e na manutenção das principais atletas no país”, disse o treinador. “O título foi a retribuição do time aos investimentos feitos em toda a ótima infra-estrutura do clube.”


 


Na decisão do terceiro lugar, o Rexona-Ades (RJ) derrotou o Brasil Telecom (SC) por 2 a 0, com parciais de 25/19 e 25/12, em 51 minutos. Assim como na fase de classificação, o torneio, que reuniu nove jogadoras da seleção brasileira campeã olímpica em Pequim, a partida pela medalha de bronze foi disputada em melhor-de-três sets (os dois primeiros normais e o terceiro no sistema tie-breaker).


 


A competição foi a primeira oportunidade de as equipes terem o time completo, depois da temporada de eventos da seleção brasileira. Desta forma, além do Finasa, que contou com Paula Pequeno, Sassá, Thaísa e Carol Albuquerque, o São Caetano também teve os reforços de Fofão, Sheila e Mari, e o Rexona, Fabiana e Fabi.


 


Premiação individual


 


Melhor jogadora – Paula Pequeno – Finasa


Levantadora – Fofão – São Caetano/Blausiegel


Ataque – Fabiana – Rexona-Ades


Bloqueio – Adenízia – Finasa


Recepção – Sassá – Finasa


Defesa – Érika – Rexona-Ades


Saque – Dani Lins – Rexona-Ades


 


O Finasa volta a atuar pelo Campeonato Paulista nesta terça-feira, quando enfrenta o Medley/Banespa, às 20 horas, em São Paulo. Logo em seguida, as atenções voltam-se para o torneio internacional Salonpas Cup. A equipe estréia no sábado contra o Mirador, da República Dominicana, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.


 


O Finasa começou neste domingo com Carol Albuquerque, Natália, Adenízia, Thaísa, Sassá, Paula Pequeno e Camila como líbero. Entraram também Suelle, Ana Tiemi, Lia e Silvana. Já o São Caetano/Blausiegel, orientado pelo técnico Chicão, contou com Fofão, Sheila, Andréia, Edna, Thais, Mari e Suellen como líbero.Também entraram Ana Cristina e Clarisse.


 


Tabela da Copa Brasil Feminina de Vôlei


 


Sexta-feira


18h30 – Finasa 0 x 2 São Caetano/Blausiegel


20h00 – Rexona/Ades 2 x 0 Brasil Telecom


 


Sábado


12h00 – São Caetano/Blausiegel 2 x 0 Rexona/Ades


13h30 – Finasa 2 x 0 Brasil Telecom


18h30 – Brasil Telecom 2 x 1 São Caetano/Blausiegel


20h00 – Rexona-Ades 0 x 2 Finasa


 


Domingo


10h30 – Rexona-Ades 2 x 0 Brasil Telecom


12h30 – Finasa 3 x 2 São Caetano/Blausiegel*


* Única decidida em melhor-de-cinco sets


 


Classificação final


 


Campeão – Finasa


Vice – São Caetano/Blausiegel


Terceiro – Rexona-Ades


Quarto – Brasil Telecom


 

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560