30 jan 2006
Osasco (SP) – De folga na rodada do fim de semana da Superliga Feminina, as jogadoras do Finasa voltaram aos treinos na tarde desta segunda-feira, na Academia do Bradesco, em Osasco, quando iniciaram a preparação para o jogo contra o Flamengo, em Campos. A partida, inicialmente marcada para as 19 horas de sábado, foi transferida para as 13 horas do mesmo dia, atendendo a pedido do canal SporTV, que fará a transmissão ao vivo.
As atletas comemoraram os três dias e meio que tiveram de descanso, algo raro para a equipe durante a disputa da competição nacional. O grupo vinha de uma pequena maratona de cinco jogos em 14 dias, incluídas viagens para Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Para o técnico Paulo Coco, este período de folga foi extremamente benéfico, já que a equipe vinha de um período desgastante. “Acredito que o time vai voltar com mais vigor, mais energia para esta segunda etapa da Superliga, que será mais difícil que a primeira. Vamos ter seis jogos nas próximas três semanas e temos de estar preparados”, comenta o treinador. O time não parou nem no fim do ano, quando foi à Suíça disputar o torneio internacional Top Volley.
Uma das atletas que mais se beneficiou com o descanso foi a levantadora Carol Albuquerque, em fase final de recuperação de um lesão no pé direito. “Acredito que todas as meninas estavam precisando desta parada. Eu viajei, mas mantive o tratamento passado pelo departamento médico, com alongamento, balde de gelo e muito, muito descanso e repouso”, explica a jogadora, que espera ter uma participação mais ativa no time neste segundo turno.
Se por um lado o descanso foi bom, por outro, houve prejuízo na posição da tabela, já que o Finasa, agora com um jogo a menos que os demais participantes, caiu da segunda para a terceira colocação, superado em um ponto pelo Oi/Macaé, um dos concorrentes diretos ao título. No sábado, jogando em seus domínios, o clube do Rio de Janeiro derrotou o Suzano/ASBS por 3 sets a 0.
Sobre a queda na classificação, o treinador diz que isso não o preocupa. “Isso já tinha acontecido no primeiro turno. Agora, mesmo que a gente ganhe todos os jogos, se os adversários que estão à nossa frente também vencerem, continuaremos em terceiro até enfrentá-los. O que me preocupa mesmo hoje é que o time ganhe mais padrão neste segundo turno”, esclarece o treinador.
Nesta semana, segundo o técnico, a equipe irá priorizar o ganho físico, com a realização de três sessões de musculação. Sobre a mudança de horário do contra o Flamengo, Coco afirma que isso afeta pouca coisa o planejamento da semana, apenas, talvez, o horário de viagem para o Rio de Janeiro e os treinos na cidade de Campos.
O tricampeão brasileiro treina em dois períodos nesta terça-feira no no Ginásio Professor José Liberatti, mesma programação da quinta-feira. Na quarta, o grupo faz um treinamento apenas pela manhã, com a tarde livre para as atletas. Finalmente, na sexta-feira, o time embarca pela manhã ao Rio de janeiro, de onde segue de ônibus para a cidade de Campos.
Fonte: ZDL
© 2024 Federação Paulista de Volleyball