Vôlei de Quadra
Publicado 11 de novembro de 2005
CompartilharOsasco (SP) – O Finasa enfrenta às 16 horas deste sábado o São Caetano/Mon Bijou, no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano, na luta por uma das vagas para a final do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei. A partida de estréia do playoff semifinal, disputado numa série melhor-de-três, terá transmissão pela SporTV. A outra semifinal será entre Brasil Telecom/São Bernardo e Pinheiros/Blue Life.
Depois de encerrar o turno e returno invicto, obtendo assim a liderança na fase classificatória, a equipe de Osasco começa a vencer o maior adversário até aqui: a série de desfalques. Em nenhuma das 14 partidas disputadas no Estadual de 2005, o técnico Paulo Coco conseguiu escalar o time considerado titular, ora por contusão ora por causa das convocações para a seleção brasileira.
Três das principais jogadoras do time, contundidas, estão retornando ao time. “Já entrei nos últimos jogos e acredito que estou melhorando gradativamente cada fundamento”, afirma a ponteira Bia, que se recupera de uma cirurgia no dedo mínimo da mão esquerda e já participou dos últimos três jogos. Outra que retorna é a atacante Paula Pequeno. Grávida de dois meses, a atleta de 23 anos volta ao time após se recuperar de contusão na sola do pé direito. “Ela vem ganhando ritmo de jogo. Sem falar que é uma jogadora experiente que demonstra muita confiança e garra, o que incentiva principalmente as mais jovens”, comenta Paulo Coco, que contará com o reforço das duas atletas nas semifinais.
Já a atacante Mari está em fase final de recuperação e deve reforçar o time nas próximas semanas. Caso passe para a final, o Finasa poderá contar ainda com o reforço das jogadoras que atualmente acompanham a seleção brasileira na Copa dos Campeões, no Japão: a levantadora Carol Albuquerque e as meios-de-rede Carol Gattaz e Valeskinha.
Time concentrado – Com apenas quatro sets perdidos em 14 jogos disputados até agora, o Finasa viajou nesta sexta-feira para São Caetano e está concentrado para a primeira partida da semifinal. “Com todas as jogadoras juntas podemos ter um controle maior da alimentação, do repouso, podemos estudar melhor o São Caetano, sem falar na parte do entrosamento, que é fundamental, pois a relação se torna mais estreita entre as jogadoras e a comissão técnica”, comenta o treinador Paulo Coco. “Este é o momento de dar prioridade às partes técnica e tática do grupo.”
Outro fator relevante para a concentração é demonstrar ao grupo a importância da partida para não relaxar diante de um retrospecto de duas vitórias por 3 sets a 0 contra o São Caetano no Estadual. “Acho importante esse ritual, pois o time fica focado no jogo. As atletas têm uma noção maior de que estão numa fase decisiva que exige muito de cada uma delas”, acredita o ex-levantador Coco, técnico com participação nas comissões técnicas do Banespa (1996/97), Dayvit (97/98), UnG (98/99), Palmeiras (99/01) e BCN (01/04), além de ter sido assistente de José Roberto Guimarães na seleção brasileira que conquistou o bicampeonato do Grand Prix (2004/2005) e foi quarta colocada na Olimpíada de Atenas.
“A rotina direcionada para o jogo dá maior segurança. A condição física adquirida neste tempo de treinamento vem sendo mantida, pois o mais importante é que elas estejam confortáveis para a realização dos fundamentos dentro da quadra”, explica o preparador físico do Finasa, José Elias de Proença. Para a levantadora Fabiana Berto, todo cuidado é pouco. “A equipe do São Caetano é nova, mas com grande potencial. Treinamos bem até aqui e temos de entrar com a cabeça direcionada para essa decisão, porque qualquer detalhe pode decidir”, analisa.
O segundo jogo das semifinais será às 20h30 do dia 16, no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco. Caso haja necessidade de desempate, o terceiro encontro será no dia 19, também em Osasco, vantagem obtida graças à melhor campanha na fase classificatória.
Na última partida do returno contra o Pinheiros/Blue Life, outro dos semifinalistas que tem partida contra o Brasil Telecom na manhã deste sábado, o Finasa começou jogando com Fabiana Berto, Soninha, Lígia, Viviane, Luciana, Mariana e Arlene como líbero.
Fonte: ZDL
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball