Federação Paulista de Volleyball

FPV

FINASA BUSCA O TRI NA SALONPAS CUP

25 ago 2005

São Paulo – O Finasa busca a partir desta sexta-feira o tricampeonato do torneio internacional Salonpas Cup, que será disputado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, até o dia 3 de setembro, com entrada gratuita para o público. Campeão das edições de 2001, em Salvador, e 2002, em Fortaleza, o atual tricampeão brasileiro aposta numa competição difícil e bastante equilibrada. A estréia será contra o Rexona-Ades, às 20 horas, com transmissão pela Band Sports. Na preliminar, o Minas Tênis Clube joga contra o Proyecto Nacional, da República Dominicana.

“A tendência é a disputa de um torneio bastante igual, com a participação de equipes fortes estrangeiras como o Havana, que tem jogadoras da seleção de Cuba”, acredita o técnico Paulo Coco, que orientará o Finasa pela primeira vez numa competição internacional.

A Salonpas Cup de 2005 será um evento diferente para o treinador. Afinal, terá praticamente duas equipes na competição. O time atual, que vem disputando o Campeonato Paulista, jogará as duas primeiras rodadas, contra Rexona-Ades e All Star, da Bélgica, no sábado. Depois, o treinador receberá o reforço das quatro jogadoras que estão na seleção brasileira: Valeskinha, Carol Gattaz, Paula e Carol Albuquerque. Elas estarão à disposição já para a partida contra o Havana Club, na segunda-feira.

“Vamos ter certamente alguns problemas de entrosamento, já que estamos treinando com um time e vamos acabar jogando com outro. Será uma dificuldade a mais para ser superada”, lembra o treinador. “Outra coisa diferente é estrear contra o Rexona-Ades, um time forte, que como nós vai começar o torneio desfalcado.”

A atacante Bia também acha que o torneio será equilibrado. “Todas as equipes estão em começo de temporada e terão de superar problemas como a falta de entrosamento”, comenta a atleta carioca de 33 anos e 1,79m. “Na quadra, os times terão de compensar as dificuldades como muita determinação.”

Finasa e Rexona-Ades fizeram na temporada passada as finais da Salonpas Cup e da Superliga, a principal competição do calendário nacional. O Rexona foi o campeão da Salonpas e o Finasa ficou com o título da Superliga.

Aproveitamento de 100% – O Finasa venceu os três primeiros jogos do Campeonato Paulista, contra São Caetano/Detur, ASBS Suzano e Santos, por 3 a 0. “As vitórias no Paulista deram motivação e, principalmente, ritmo de jogo para as atletas. No Estadual, elas alternaram desempenhos bons e regulares, mas dentro do esperado, com bons resultados. Agora, contra times internacionais, vamos ver como se comportam”, analisa o Paulo Coco. “Na Salonpas serão muitos jogos em uma semana e assim será importante ter um grande número de jogadoras para trocar durante as partidas”, diz o treinador. Os times que chegarem à final irão disputar sete partidas em nove dias.

O treinador, porém, está tranqüilo, pois tem todo o elenco à disposição, sem lesões, com exceção da atacante Mari, que se recupera de uma cirurgia no ombro direito. O Finasa deve manter o time-base que vem jogando no torneio estadual: Danielle Lins, Bia, Lígia, Viviane, Luciana, Soninha e Arlene como líbero.

Tabela de jogos do Finasa na Salonpas Cup

Fase de classificação


Dia 26/08 – 20h00 – Finasa X Rexona/Ades


Dia 27/08 – 17h00 – Finasa X All Star (Bélgica)


Dia 29/08 – 20h00 – Finasa X Havana Club (Cuba)


Dia 31/08 – 20h00 – Finasa X Minas


Dia 01/09 – 18h00 – Finasa X República Dominicana

Semifinais

Dia 02/09 – 16h00 – 2° colocado X 3° colocado – Ibirapuera
18h00 – 1° colocado X 4° colocado – Ibirapuera

Disputa de terceiro lugar

Dia 03/09 – 7h30 – Ibirapuera

Decisão do título

Dia 03/09 – 10h00 – Ibirapuera

Fonte: ZDL

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560