Federação Paulista de Volleyball

FPV

Finasa busca equilíbrio físico e técnico para o Paulista

17 ago 2007

Osasco (SP) -­ O Finasa concluiu mais uma semana de preparação para disputar o Campeonato Paulista Feminino de Vôlei, que será realizado entre os dias 18 de agosto e 31 de novembro. Com uma seqüência diária de treinamentos, as atletas do octocampeão paulista projetam um bom ritmo de jogo diante do torneio regional mais importante do país. Obter o equilíbrio físico e técnico no torneio foi destaque entre os objetivos do time que estréia nesta terça-feira, às 20 horas, diante de Franca, no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco.

Numa semana de muito treinamento, o grupo permaneceu em busca do ritmo ideal para começar o terceiro desafio da temporada 2007/2008. Neste ano, a equipe já conquistou o título dos Jogos Regionais, em julho, e o vice-campeonato da Copa São Paulo, no último sábado.

Igualar a parte física das jogadoras é uma das tarefas perseguidas por Luiz Roberto Rigolin da Silva, preparador físico do time. “A nossa preocupação será nivelar o aspecto físico do grupo e agregar os exercícios dentro do nosso cotidiano de trabalho”, explicou ele. “Temos jogadoras que voltaram da seleção juvenil e outras recém-contratadas que ficaram alguns meses sem treinar. Portanto, atualmente trabalhamos com uma equipe de meninas com realidades físicas diferentes”.

Rigolin também enfatiza que, ao dar igualdade à parte física das jogadoras, o time ganhará uma reserva importante para a competição. “Com isso, vamos aumentar o valor residual das capacidades motoras das atletas para, ao final do torneio, manter o ritmo em quadra de uma maneira mais efetiva”. Dentro das condições que o preparador enumerou, a equipe deve estrear positivamente. “Classifiquei a condição física em ruim, boa e ótima. No início da competição estaremos num ritmo bom, suficiente para atingirmos um rendimento satisfatório”.

A capitã do time, Elisangela, disse que a preparação física aliada às disputas do torneio irá trazer naturalmente o ritmo ideal de jogo. “Durante esses três últimos meses, o grupo tem dado bastante ênfase às partes física e técnica. No entanto, conseguiremos um resultado mais eficiente ao longo do campeonato”. A capitã também acredita no desempenho da equipe, que está em ascensão. “Estamos motivadas e, independentemente dos adversários, vamos entrar determinadas a vencer o Paulista”.

Para o torneio, o Finasa não contará com a ponteira Paula Pequeno e a levantadora Carol Albuquerque, na seleção brasileira que disputa o Grand Prix da Federação Internacional de Vôlei, na Ásia, além da meio-de-rede Danielle Scott, na seleção dos Estados Unidos.

Fonte: ZDL

Veja também: