Vôlei de Quadra
Publicado 12 de abril de 2022
Compartilhar
Fonte: Heleni Felippe (MTB 13.507) – Contrapé Informação e Comunicação
São Caetano – A Energis 8 São Caetano é a campeã da Superliga B Feminina de Vôlei. O time, de grande tradição no vôlei feminino brasileiro, já havia conquistado o principal objetivo da temporada que era retornar a Superliga em 2022/2023. Na noite de segunda-feira (11/4), com o ginásio cheio e diante de sua torcida, levou o título da Superliga B, com uma vitória sobre o Abel/Moda Brusque por 3 sets a 2 (25/23, 20/25, 23/25, 28/26 e 15/12).
O time conseguiu o acesso para a Superliga 2022/2023 ao passar pela semifinal num confronto com o AGEE Atacadão São Carlos após duas vitórias.
No jogo do título abriu vantagem de um set e depois viu o adversário vencer os dois seguintes – o terceiro perdido no fim com erros do próprio time que parecia nervoso. Mas o tom que marcou toda a temporada prevaleceu e as jogadoras lutaram até o final, para vencer um quarto set duríssimo (28/26), levar o jogo ao tie break, chamar a torcida e fechar com vitória.
"Casa cheia, há muito tempo a gente não via o ginásio assim, jogo de TV, uma final, a outra equipe jogando responsabilidade para nós, o que não seria diferente mesmo pela composição do time, pelo fato de a nossa equipe estar junto há um bom tempo. Todo isso gerou uma cobrança que se refletiu principalmente no saque. Sem sacar fica difícil", afirmou o treinador Fernando Gomes. "Foi difícil de controlar o jogo, mas quando fez a virada no quarto set ficou no controle, abriu 6 a 0, e com a cabeça no lugar a gente se sobressaiu."
Em 1991/1992 São Caetano foi campeão brasileiro e Fernando Gomes observou que é importante voltar a ter um título. "Guardadas as devidas proporções é importante para nós para que o público volte e as pessoas se interessarem cada vez mais pelo vôlei. Todos os objetivos cumpridos porque tínhamos a meta de classificar para a Superliga e com o título. O time foi montado para isso e o público veio aqui para isso, ver a gente vencer."
A ponta Mari Blum, a jogadora mais experiente do grupo, que tinha participado do time na temporada passada quando ocorreu o descenso comemorou a conquista. "Esse título é muito importante para a gente e para mim que comecei aqui quando era infanto-juvenil e pensei que nem ia mais jogar vôlei quando voltei para cá. Entrei na Superliga A e caímos e foi uma batalha muito difícil. A gente deu a mão e, com a comissão técnica, encaramos todas as batalhas. E estamos aqui de volta! Esse jogo não poderia ter sido melhor. É um adversário forte e fez a gente evoluir. Estou muito feliz."
O time teve as levantadoras Mikaella e Duda Rudgeri, as opostas Rafaela e Ariadne Santos, as ponteiras Duda Lima, Mari Blum, Aline Mossmann e Lenara, as centrais Giulia e Raquel e a Líbero Laís; mais as sub-21 Letícia Cruz, ponta, Aieska, meio, e a levantadora Laryssa, e a caçula ponta Eduarda do Amaral, Duda, do sub-19.
São Caetano tem o patrocínio de Energis 8 Brasil e da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. A Apetece é a fornecedora oficial de alimentação.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Compartilhar
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Open
Vôlei de Quadra
Vôlei de praia
Vôlei de Quadra
Vôlei de praia
© 2025 Federação Paulista de Volleyball