Federação Paulista de Volleyball

FPV

Dupla especialista no passe e defesa destaca-se no Finasa

26 fev 2009

 


 


Fonte: ZDL


 


Campeã olímpica Sassá e a libero Camila têm sido fundamentais no esquema tático e técnico da equipe na Superliga de Vôlei


 


Osasco (SP) – O Finasa está classificado para os playoffs da Superliga Feminina de Vôlei de 2008/2009 com a melhor defesa e recepção por equipes do torneio. O time orientado pelo técnico Luizomar de Moura conquistou o melhor índice técnico nesses fundamentos, principalmente com as qualidades da ponteira Sassá e da libero Camila Brait. Ambas têm a segunda melhor recepção (56,30% de eficiência) e defesa (48,25%) do campeonato, respectivamente, de acordo com as estatísticas oficiais individuais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).


 


A dupla mineira de especialistas irá compor o grupo que enfrentará dia 4 o Minas Tênis Clube, às 20 horas, no Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). O jogo será válido pelo quarto e último turno classificatório da competição mais importante do país.


 


A atacante Sassá, campeã nos Jogos Olímpicos de Pequim, destaca o empenho de todo elenco na busca pelo título. “Temos um grupo muito aguerrido, no qual tenho aprendido e também contribuído ao longo da temporada. Por isso, à medida que nos aproximamos da fase decisiva da Superliga, crescemos juntas em todos os aspectos”, comentou. “Esse clima mantido próximo dos playoffs é muito positivo para lutarmos em cada jogo pelo título.”


 


Já a líbero Camila, que considera a recepção e defesa como alguns de seus principais fundamentos, elogia também o grupo. “Fico feliz que os índices técnicos sejam favoráveis, ainda mais quando se tratam de funções importantes como essas”, lembrou a atleta, de 20 anos. “Quando conseguimos manter a regularidade, automaticamente ajudamos todas as outras companheiras.”


 


O atual campeão paulista tem 18 vitórias e 40 pontos na classificação geral do torneio. O time também é líder do grupo B, além de ter a vantagem de cinco pontos para o São Caetano/Blausiegel e Pinheiros/Mackenzie – terceiro e quarto colocados, respectivamente – no geral.


 


Eficiência – Além de apresentar a melhor recepção e defesa entre as equipes, o Finasa também se destaca com o segundo melhor levantamento (20,28%), segundo melhor ataque (27,87%), o segundo melhor bloqueio (23,30%) e o sexto melhor saque, com 4,91% de sucesso. Entre as jogadoras, destacam-se nas estatísticas Thaísa, com o melhor bloqueio; Carol Albuquerque, segundo melhor levantamento; e Paula Pequeno, terceiro melhor ataque.


 

Veja também: