Vôlei de Quadra
Publicado 19 de julho de 2018
CompartilharFonte: Erica Brito/Ary Pereira Jr. – Imprensa
São Paulo (SP) – Pinheiros finalizou a contratação mais relevante para a próxima temporada do vôlei feminino. A ponteira Herrera retorna ao Brasil para defender o clube que tem como principal característica a formação de atletas de alto rendimento. A cubana de 34 anos, natural de Havana, jogou no último ano pelo Manisa (foto), equipe da segunda divisão da Turquia.
Yusleyni Herrera Alvarez, 1m80 e 70 Kg, passou por duas experiências vitoriosas no Brasil, de 2010 a 2013. No período, foi a maior pontuadora da Superliga, primeiro pelo Minas Tênis, depois pelo Praia Clube. Em 2014 transferiu-se para Turquia, com duas temporadas pelo Nilufer. Em 2016/17, dedicou-se ao nascimento do filho, Chris, em Miami, onde reside, antes de defender o Manisa até maio deste ano.
A contratação de Herrera supre a necessidade de definição nas jogadas de ataque do time pinheirense. “Trouxemos uma jogadora com bagagem internacional adquirida nos melhores clubes do mundo. Para mim, o mais importante é a função de ponteira de força que irá exercer. Ela vem para pontuar”, afirma o técnico do Pinheiros, Sérgio Negrão.
Por ter jogado quatro temporadas no Brasil, o treinador considera que Herrera chegará praticamente ambientada ao Pinheiros. “Não haverá problemas de adaptação porque ela já conhece a língua, o que facilita muito”, considera Negrão. Antes de Herrera, o Pinheiros contratou a oposta norte-americana Kelsie Payne, de 22 anos e 1m92, do Kansas. A maior pontuadora do campeonato universitário dos Estados Unidos (NCAA) foi anunciada em maio.
“Herrera vem do mercado mais forte do vôlei feminino. Hoje, Turquia e Rússia dominam a modalidade. Na última temporada, o Pinheiros tinha volume de jogo, mas não conseguia definir. Agora, com duas ou três atacantes potentes, ninguém ficará sobrecarregada”, projeta Negrão, em período de treinos intensivos para a Copa São Paulo, no final de julho em Bauru. “Ainda estamos longe do ideal, mas no caminho certo. Elas (jogadoras) compraram a ideia do trabalho”.
Valorização da base – O Pinheiros ainda trouxe para a temporada 2018/19, a levantadora Lyara, da seleção brasileira Sub-23, que estava no São Caetano, mesmo time de origem da central Camila (Paracatú). Do Brasília, ex-equipe de Negrão, vieram a líbero Jú Perdigão e a central Aline. Também foram contratadas, a levantadora Fran, do Barueri, e a ponteira Clarisse, do Fluminense.
O clube renovou os contratos das jogadoras Mari, Roberta e Letícia, enquanto promove a transição das juvenis Pietra, Lorayne, Amanda e Lorena, que na última temporada puderam ter suas primeiras experiências na equipe adulta, gradativamente, conforme a filosofia do Pinheiros em formar atletas e maturá-los no tempo adequado para o alto rendimento.
Yusleyni Herrera Alvarez
2017/18 – Manisa (TUR)
2016/17 – Nasce o filho Chris
2015/16 – Nilufer – terceira maior pontuadora da Liga Turca
2014/15 – Nilufer – maior pontuadora da Liga Turca
2012/13 – Praia Clube – maior pontuadora da Superliga
2011/12 – Praia Clube – maior pontuadora da Superliga
2010/11 – Minas Tênis – segunda maior pontuadora da Superliga
2009/10 – Minas Tênis – segunda maior pontuadora da Superliga
2008 – Seleção cubana – quarta colocada nos Jogos de Pequim
2008 – Yokohama (JAP) – medalha de prata no World Grand Prix
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball