Federação Paulista de Volleyball

FPV

Copa São Paulo movimenta o vôlei da Divisão Especial em 2008

23 jun 2008

Torneio feminino começa nesta quinta-feira, dia 26, em Osasco

São Paulo, 23/06/08 – A temporada 2008 da Divisão Especial do vôlei paulista começa nesta quinta-feira, 26, com a abertura da disputa feminina da Copa São Paulo de Voleibol 2008. Serão oito equipes, divididas em dois grupos de quatro times, brigando pelo título da competição, que serve de preparação para o Campeonato Paulista 2008, o maior torneio regional do país, com início previsto para agosto. Finasa/Osasco, São Caetano/Blausiegel, Carmen Steffens/AFV, de Franca, e Taboão/Fac. Ítalo disputarão o Grupo A, entre 26 e 28 de junho, enquanto no Grupo B estarão Pinheiros, Vôlei Futuro/Araçatuba, Banespa/Medley e Orion/Fadenp, de São José dos Campos, com jogos no período de 10 a 12 de julho.

O sistema de disputa prevê turno único dentro de cada grupo. As duas equipes com melhor campanha de cada grupo passam às semifinais, com o cruzamento olímpico, ou seja, 1º de A x 2º de B e 1º de B x 2º de A, em partida única. Os vencedores disputarão o título da Copa São Paulo 2008, também em confronto único.

O Grupo A abrirá a disputa e será realizado na quadra do Ginásio Municipal Professor José Liberatti, em Osasco, sede do Finasa/Osasco, atual campeão estadual. A primeira rodada terá os confrontos entre São Caetano/Blausiegel x Carmen Steffens/AFV, a partir das 18 horas, seguido de Finasa/Osasco x Taboão/Fac. Ítalo. As demais rodadas ficaram assim: 27/07, 18h00, São Caetano/Blausiegel x Taboão/Fac. Ítalo; e 20h00, Finasa/Osasco x Carmen Steffens; e 28/06, 16h00, Taboão/Fac. Ítalo x Carmen Steffens; e 18h00, Finasa/Osasco x São Caetano Blausiegel.

Atual campeão estadual e jogando em seu ginásio, o Finasa/Osasco surge como um dos sérios candidatos ao título da Copa São Paulo 2008. Jefferson Arosti, assistente técnico de Luizomar de Moura, que irá treinar a seleção brasileira infanto, comandará a equipe, que neste começo de atividades conta com o retorno das jogadoras Camila Brait, Bárbara, Adenízia, Lia, Ana Tiemi, Suelle e Natália, que conquistaram o vice-campeonato da Copa Pan-Americana do México pela seleção brasileira de novas no começo do mês. Silvana, uma das ponteiras do grupo, também reforça a equipe. No ano passado, o Finasa ficou com o vice-campeonato, perdendo na decisão para o E.C. Pinheiros.

“Nosso grupo é jovem e demonstrou estar muito motivado para buscar seus objetivos na temporada. Com essa motivação, vamos conseguir desenvolver um bom trabalho”, comentou o treinador. “Com exceção da Silvana, as demais jogadoras que disputaram a Copa Pan-Americana já estão em um ritmo forte para treinar”, explica Arosti.

O representante do ABC, o São Caetano/Blausiegel, também aparece como favorito. Para o técnico Antônio Rizola, a pretensão de seu time de chegar à conquista de títulos não ofusca os adversários. “O fato de querermos mudar a história das finais do vôlei brasileiro não significa desrespeito aos outros times. É nosso direito, pelo investimento e, pela qualidade de todo o trabalho, querer estar nas finais dos campeonatos. Valorizamos demais os nossos adversários, mas também queremos o nosso espaço”, garantiu Rizola, que este ano terá na equipe, mas não na Copa São Paulo, as atletas Mari, Fofão e Sheilla, todas da seleção brasileira.

Já o Taboão/Fac. Ítalo fará sua estréia na Divisão especial em 2008. O time dirigido pelo técnico Adroaldo Sousa vem se estruturando para o desafio de jogar o estadual a partir de agosto. “Este será o nosso desafio nesta temporada: fazer um bom papel para atrairmos a atenção de outras empresas e solidificarmos nossa estrutura para os próximos anos”, explica o técnico da equipe taboanense. Segundo ele, a equipe ainda está em processo de formação, e alguns reforços estarão sendo contratados para o Paulista. A equipe vem treinando com Patrícia, Ana Paula, Dani, Mariana Capovilla, Élida, Miriam e a líbero Jú. O grupo tem ainda Adriana, Rebeca, Camilinha, Ana Carolina, Natasha e Juzinha.

O Carmen Steffens, de Franca, apresentará um time totalmente renovado na Copa. O técnico Paulo Silveira aposta nas jovens para fazer um trabalho de longo prazo. “Temos uma equipe bem jovem. Vamos utilizar a Copa São Paulo para dar ritmo de jogo às atletas, já pensando nos Jogos Regionais e no Campeonato Paulista 2008”, explicou o treinador da equipe. No ano passado, o Carmen Steffens terminou a Copa São Paulo em quarto lugar.

Consultoria de Comunicação da FPV:


MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324


Fones: (11) 3053-9584/7720-5109 E-mail: imprensa@fpv.com.br

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560