Federação Paulista de Volleyball

FPV

Copa São Paulo define campeão neste sábado

10 ago 2007

São Paulo – A equipe campeã da Copa São Paulo de Voleibol Feminino 2007 será conhecida neste sábado, dia 11. A partir das 13 horas, no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista, será realizada a terceira e última rodada da competição. No primeiro jogo, o Vôlei Futuro/Araçatuba enfrenta o Carmen Steffens/Franca, ficando para as 15 horas o confronto entre Pinheiros/Blausiegel e Finasa, atual tricampeão da disputa, repetindo a final das duas últimas edições. A entrada é franca.

Realizado com o objetivo de preparar os times para o Campeonato Paulista Adulto da Divisão Especial, com início previsto para o dia 18 de agosto, a Copa São Paulo é, para a maioria das equipes, a primeira competição da temporada. Dessa forma, é natural que os grupos ainda estejam longe do entrosamento necessário e da forma física e técnica desejadas, proporcionando jogos bastante disputados.

E foi exatamente assim a rodada de abertura, realizada na noite desta quinta-feira. Os favoritos Finasa/Osasco e Pinheiros/Blausiegel venceram, mas tiveram de lutar muito diante das boas equipes do Vôlei Futuro/Araçatuba e Carmen Steffens/Franca, respectivamente. Os dois jogos foram disputados, dando uma amostra do que pode ser a temporada 2007 do principal campeonato regional de voleibol do país.

Finasa e Vôlei Futuro abriram a rodada. Atual campeão estadual e do evento, a equipe comandada por Luizomar de Moura aproveitou a força individual de suas atletas, com destaque para Elisângela e Nathália, para impor o ritmo, vencendo por 25/19. A partir do segundo set, o Vôlei Futuro, do técnico Marco Antônio Di Bonifácio, o Boni, entrou no jogo graças ao melhor posicionamento da defesa e contra-ataques rápidos. Mesmo assim, não conseguiu evitar a derrota, por 25/21, o time de Araçatuba mostrou que vai brigar para estar no parte de cima da tabela na temporada. Mas foi no terceiro set que o jogo ficou ainda melhor, com diversos ralis e muita garra das duas equipes. Valeu a maior experiência das jogadoras, aos momentos decisivos do Finasa, que ganhou por 28/26.

Feliz com a vitória, o técnico no Finasa destacou que ainda é cedo para exigir técnica apurada. “É um começo de trabalho e não podemos cobrar muito. Tivemos erros que não poderiam acontecer, mas que são naturais nesta fase. A Federação Paulista está de parabéns por realizar este torneio, que vai dar rodagem para as equipes antes do campeonato estadual”, explicou Luizomar da Moura, que recentemente conquistou o título mundial no comando da seleção brasileira juvenil.

Boni já foi mais exigente com o desempenho de suas jogadoras. “Temos de fazer um jogo rápido e não conseguimos. Além disso, a defesa se mostrou abaixo do que estávamos treinando. Temos apenas um mês de trabalho, mas os erros não podem acontecer em número tão alto. Nossa meta é conseguir um melhor desempenho neste ano, brigando para estar entre os quatro”, afirmou.

A segunda partida da noite também foi bastante disputada. A estreante equipe do Carmen Steffens/Franca, dirigida pelo técnico Paulo Eduardo Silveira, foi a surpresa da noite, exigindo muito do Pinheiros/Blausiegel, do técnico Marcos Kwiek. Mas o time da casa fez valer essa condição e ainda contou com o reforço da atacante Mari, vice-campeã pan-americana com a seleção brasileira.

A primeira série foi a mais acirrada, na qual o Pinheiros/Blausiegel venceu por 27/25. A derrota não abalou as representantes de Franca, que começaram o segundo set no mesmo ritmo. Mas Mari acabou fazendo a diferença em favor do Pinheiros/Blausiegel, que venceu por 25/18, para depois fechar o terceiro com 25/19.

“Foi muito bom para o pouco tempo que tivemos para treinar. A equipe tem tudo para fazer um bom campeonato, mesclando experiência e juventude”, explicou Marcos Kwiek. Com relação ao jogo, o técnico destacou a vontade das atletas. “Todo mundo entrou em quadra querendo vencer e superar a falta de conjunto e a Mari esteve muito bem”, completou o treinador, que confirmou estar tentando acertar com a atacante para o Paulista.

Consultoria de Comunicação da FPV:


MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324


Fones: (11) 3053-9574/8266-6086 E-mail: imprensa@fpv.com.br

Veja também: