Federação Paulista de Volleyball

FPV

COM RESTROSPECTO POSITIVO, FINASA ENFRENTA SÃO CAETANO

07 nov 2005

Osasco (SP) – A liderança invicta obtida pelo Finasa na fase classificatória do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei é o maior incentivo para a equipe na fase decisiva da competição. Sem poder contar com algumas de suas principais jogadoras, servindo a seleção ou contundidas, o time de Osasco venceu 42 sets e perdeu apenas quatro nas 14 partidas do turno e returno. Agora, a equipe dirigida por Paulo Coco se prepara para a estréia nas semifinais do torneio, às 16 horas de sábado, contra o São Caetano/Mon Bijou, no Ginásio Milton Feijão, no ABC.

Nessa campanha invicta, os dois jogos mais complicados foram contra as duas equipes que fazem a outra semifinal: Brasil Telecom/São Bernardo e Pinheiros/Blue Life. Na partida contra o time do ABC, válida pela primeira fase, em São Bernardo, o Finasa perdeu os dois primeiros sets e precisou virar a partida para vencer no tiebreaker, em duas horas. Em situação idêntica, a equipe perderia sets novamente apenas na última partida do returno, no último sábado, contra o Pinheiros, em Osasco, em 110 minutos de jogo. “Esta partida foi ótima como preparação para as semifinais, que não serão nada fáceis”, comentou Paulo Coco.

Ne retrospecto, o Finasa leva vantagem na disputa contra o time de São Caetano: duas vitórias por 3 sets a 0. Mas esse retrospecto passa longe da prancheta do treinador e da cabeça das jogadoras. Segundo acreditam, nos playoffs, os times se ajustam ao jogo do adversário, o que tornam as partidas especialmente complicadas. “Vamos nos preparar para todas as dificuldades. Não podemos nos esquecer que agora a disputa é em melhor-de-três jogos e tudo pode acontecer”, observa Paulo Coco. “Não tem favorito. Temos de respeitar o São Caetano, porque é um grupo muito experiente”.

Na primeira partida entre duas equipes no Estadual deste ano, o Finasa ganhou por 3 sets a 0, 25/19, 25/18 e 25/22, em 79 minutos, em Osasco. No returno, superou o time do ABC pelo mesmo placar, parciais de 25/21, 25/17 e 25/19, em 74 minutos, em São Caetano.

O segundo jogo das semifinais ocorrerá às 20h30 do dia 16, no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco. Caso haja necessidade de desempate, o terceiro encontro será no dia 19, também em Osasco, vantagem obtida graças à melhor campanha na fase classificatória.

Retornos

Convocações para a seleção, contusões e cirurgias. Esse cenário foi pano de fundo na escalação do Finasa nos últimos meses, que ainda não jogou completo no Estadual. Durante praticamente metade da campanha invicta no Estadual, o Finasa teve de se adaptar com jogadoras juvenis, caso de Adenízia, Gabriela, Mariana e Natália. Essa situação, contudo, deve mudar nas próximas semanas. Carol Albuquerque, Carol Gattaz e Valeskinha retornam à equipe após o fim da Copa dos Campeões, no Japão, na segunda quinzena de novembro. As contundidas Bia, Paula Pequeno e Mari estão melhores.

Depois de passar por uma operação no dedo mínimo da mão esquerda, a ponteira Bia volta às quadras aos poucos – já participou de três jogos. A atacante Paula Pequeno, grávida de dois meses, retornou ao time depois de recuperada de uma lesão na sola do pé direito. Na última partida, entrou pela primeira vez em quadra após a recuperação, jogou três sets e ajudou a equipe na virada contra o Pinheiros. Já a atacante Mari, após cirurgia no ombro direito, também deve reforçar o time na reta final.

Este ano, o Finasa foi campeão dos Jogos Regionais na Praia Grande, da Copa São Paulo e do Salonpas Cup, campeonato internacional que reuniu os principais times do Brasil e algumas equipes estrangeiras. A equipe de Coco foi vice-campeã dos Jogos Abertos do Interior, em Botucatu, onde perdeu a final para o Brasil Telecom.

Fonte: ZDL

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560