Federação Paulista de Volleyball

FPV

Clássico reúne Santander/São Bernardo e Cimed

16 jan 2008

Rio de Janeiro – A quinta rodada do segundo torneio da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 07/08 prosseguirá nesta quinta-feira (17.01). Depois do duelo de quarta (16.01) entre Ulbra/UPtime/Suzano (RS) e Telemig Celular/Minas (MG), outro clássico agitará a competição: Santander/S. Bernardo (SP) x Cimed (SC), às 19h, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Enquanto o time catarinense é o vice-líder na classificação geral, a equipe do ABC Paulista tem a quarta melhor campanha até o momento entre os 15 participantes.

Nesta quinta-feira (17.01), outras cinco partidas completarão a rodada. Às 19h30, a Sada Betim (MG) receberá a Uniamérica – Foz do Iguaçu (PR), no ginásio Divino Braga, em Betim (MG); e o Álvares Vitória (ES) terá pela frente a Purity/Cesumar (PR), no Centro de Treinamento, em Vitória. Às 20h, Fátima/UCS/Multisul (RS) e Shopping ABC/Santo André (SP) medirão forças no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS). Dois confrontos encerrarão a rodada às 20h30: Vôlei Futuro (SP) x Tigre/Unisul/Joinville (SC), no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba; e Bento Vôlei (RS) x São Caetano/Tamoyo (SP), no ginásio Municipal, em Bento Gonçalves (RS).

Um dos destaques do Santander/S. Bernardo na competição é o ponteiro João Paulo, que enfrentará o seu ex-clube, a Cimed, pela qual foi vice-campeão da Superliga 06/07. O jogador, de 24 anos e 2,06m, marcou 25 pontos na vitória, na última rodada, sobre o Purity/Cesumar (PR), por 3 sets a 2.

“Fiz grandes amizades quando atuei na Cimed, tanto com os integrantes da comissão técnica quanto com os jogadores. Enfrentá-la tem um significado especial não pelo fato de eu ter jogado lá na temporada passada, e sim por se tratar de uma grande equipe. A Cimed, segunda colocada na classificação geral, é uma das favoritas ao título”, afirma João Paulo, quinto colocado entre os maiores pontuadores da Superliga 07/08, com 135 acertos (108 de ataque, 16 de bloqueio e 11 de saque), e sexto no ataque (33,04%).

“Tanto eu quanto o Theo temos pontuado bastante, o que é mérito da equipe. É sinal de que o passe está bom e estamos entrosados com o levantador Rodriguinho. Os pontos de saque são resultado de muito treinamento. Esse ano, passei a investir mais no viagem”, acrescenta João Paulo, oitavo colocado na estatística de saque (7,38%).

Assim como João Paulo, o ponteiro Renato, da Cimed, enfrentará o ex-clube. “O Santander/S. Bernardo é sempre um adversário complicado, pois tem tradição e costuma chegar todo ano às fases decisivas. Agora, está bem armado. Como já perdeu duas vezes neste segundo torneio, partirá com tudo para cima da Cimed. Só tenho a agradecer pela minha passagem por lá. Foram quatro anos muito importantes nas categorias de base. Todos os profissionais são conceituados e a estrutura é bem bacana. Fui muito bem tratado e evolui bastante”, recorda o santista Renato, de 25 anos e 1,94m.

Contemporâneos, os dois atacantes se conheceram antes de se profissionalizarem. “Em São Bernardo, tive a oportunidade de atuar com o João Paulo, no último ano na categoria juvenil. Nos reencontramos na temporada passada, na Cimed. É uma pessoa bacana, um amigo sempre presente. Ele tem um grande potencial de ataque e salta bem, sendo um dos principais jogadores do Santander/S. Bernardo. Precisaremos ter uma atenção especial, pois sei o que ele pode render”, diz Renato, duas vezes vice-campeão da Superliga – em 01/02 pelo Banespa (SP) e na última temporada pela própria Cimed – e que também atuou em Bento Gonçalves (RS) e Araraquara (SP).

Nas duas últimas partidas da Cimed, o ponteiro conseguiu nove pontos de bloqueio, ao todo. Devido à performance contra o Álvares Vitória, no último fim de semana, Renato foi eleito o melhor bloqueio da rodada passada.

“Até a temporada 06/07, um dos meus piores fundamentos era o bloqueio. Tanto que é a primeira vez que eu me destaco neste quesito. A equipe tem treinado bastante para melhorar neste fundamento e o resultado foi rápido. O saque sempre foi uma forte característica da nossa equipe e tem facilitado o trabalho do bloqueio. Afinal, quebramos o passe do adversário e conseguimos ler o jogo do levantador”, diz Renato, quinto colocado nas estatísticas de defesa (25,00%).

João Paulo, natural de Três Pontas (MG), faz uma análise do confronto e também elogia o ex-companheiro. “Será um jogo difícil. A Cimed nos derrotou duas vezes durante o Campeonato Paulista, ambas por 3 sets a 2. Temos de nos preocupar em passar bem, já que o adversário tem o melhor saque da competição desde o ano passado, além de serem eficientes no bloqueio. Além de ser forte em ataques de bolas rápidas, o Renato se destaca no bloqueio, na defesa e no passe. Quando atuei ao lado dele, sempre percebi que ele era um jogador completo”, afirma João Paulo, que, pelas seleções brasileiras de base, foi bicampeão sul-americano (em 2000 no infanto e em 2002 no juvenil) e medalha de prata no Mundial do Irã (2003), além de ter feito parte do grupo campeão da Liga Mundial adulta de 2005.

EQUIPES

SANTANDER/S. BERNARDO – Rodriguinho, Theo, João Paulo, Willian, Vitão e Michael. Líbero – Tiago Brendle. Técnico – Rubinho

CIMED – Bruninho, Banana, Thiago Alves, Renato, Éder e Lucas. Líbero – Mário Junior.Técnico – Marcos Pacheco

Fonte: CBV

Veja também: