Federação Paulista de Volleyball

FPV

Cimed pode chegar à final se derrotar o Banespa/São Bernardo

28 mar 2006

Florianópolis (SC) – A Cimed (SC), equipe estreante na Superliga, pode ser a primeira finalista da edição 05/06. Nesta quarta-feira (29.03), às 19h15, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), o time catarinense pode fechar dentro de casa a série semifinal melhor de cinco jogos contra o Banespa/São Bernardo (SP). O atual campeão precisa vencer as três partidas restantes para chegar a mais uma final. O jogo terá transmissão do SporTV.

No primeiro jogo entre as equipes pelas semifinais, também no ginásio Capoeirão, a Cimed venceu por 3 sets a 2, parciais de 25/19, 25/15, 20/25, 23/25 e 15/12. Na segunda partida, disputada no ginásio Cidade de São Bernardo, nova vitória da equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zoto: 3 a 1 (25/17, 19/25, 25/21 e 25/17). Na fase classificatória, uma vitória para cada lado, e ambos venceram fora de casa.

Nas estatísticas oficiais da Superliga, a Cimed lidera três dos seis fundamentos. Aparece em primeiro no ataque, com 35,67% de eficiência, no bloqueio (22,54%) e no levantamento (31,15%). Já o Banespa/São Bernardo figura em terceiro lugar no ataque, com 34,67% de aproveitamento, no saque (5,32%) e na defesa (9,61%). Destaca-se também no levantamento, fundamento no qual está na quarta colocação (26,48%).

No ranqueamento por atletas, Leandrão, do time paulista, aparece como um dos maiores destaques da Superliga. Ele é o maior pontuador da competição, com 491 pontos (424 de ataque, 36 de bloqueio e 31 de saque). Além disso, o jogador está em terceiro no ataque (34,37%) e no saque (9,31%). Outro da equipe bem ranqueado é Talmo, terceiro no levantamento (33,02%). Ele, aliás, foi o melhor levantador da última rodada.

E por falar em levantador, o melhor da Superliga neste fundamento ainda é Bruno Rezende, da Cimed, com 38,18% de eficiência. Outros dois jogadores da equipe também têm se destacado. O meio-de-rede Sidão é o líder nas estatísticas de bloqueio (27,88%) e é o sexto maior pontuador dessa edição, com 360 pontos (243 de ataque, 92 de bloqueio e 25 de saque). O oposto Bob é o segundo colocado no ataque (35,02%).

EXPECTATIVA DOS TÉCNICOS PARA A TERCEIRA PARTIDA DA SEMIFINAL

Renan Dal Zotto, técnico da Cimed – “Será um jogo muito complicado, como todos contra o Banespa/São Bernardo. Nós demos um passo importante vencendo as duas primeiras, mas o time deles já nos venceu na nossa casa, na fase classificatória, e, no primeiro jogo das semifinais, vencemos apertado por 3 sets a 2. O fator casa não é preponderante, não é o que define. Além disso, o Banespa/São Bernardo tem toda uma história. Se fosse outra equipe qualquer, seria difícil reverter. É um time com muitos atletas qualificados e mais de 50% da equipe titular foi campeã da Superliga no ano passado. Minha grande preocupação é com o meu time, com a maneira como os jogadores irão se comportar. Tenho que controlar a ansiedade da garotada, que está motivada ao extremo, o que é normal. Precisamos usar isso para o lado bom, porque será nossa partida mais importante no ano”.

Mauro Grasso, técnico do Banespa/São Bernardo – “Claro que a classificação para a final é possível, basta meu time mudar a postura em quadra, porque vôlei para ganhar, nós temos. Todas as equipes treinaram muito durante toda a Superliga, na parte física, técnica e tática, e quem quiser ganhar, vai ganhar. A Cimed quis ganhar mais do que nós. Está muito mais para o lado psicológico e comportamental. Se não mudarmos, continuaremos perdendo, batendo na trave. Vamos ver se os jogadores entram com características mais aguerridas. A juventude pesa um pouco, mas sabemos que temos time para vencer”.

EQUIPES

CIMED – Bruno Rezende, Bob, Bruno Zanuto, Dirceu, Éder e Sidão. Líbero: Denison.Técnico: Renan Dal Zotto.

BANESPA/SÃO BERNARDO – Talmo, Leandrão, Willian Reffatti, Ricardo Serafim, Alberto e Michael. Líbero: Polaco.Técnico: Mauro Grasso.

Fonte: CBV

Veja também: