Federação Paulista de Volleyball

FPV

Cimed e Santander/S. Bernardo lutam pelo título

02 mar 2008

Florianópolis (SC) – A final do terceiro torneio da fase classificatória da Superliga masculina de vôlei 07/08 colocará frente a frente, nesta segunda-feira (3/3), em Florianópolis, a Cimed (SC), melhor bloqueio, saque e levantamento da competição, e o Santander/S. Bernardo (SP), segundo time mais eficiente no ataque. A partida será realizada no ginásio Capoeirão, às 18h30, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Vice-campeã do primeiro torneio, a Cimed chega à final do terceiro torneio com oito vitórias em oito partidas. Em toda a competição, no entanto, o time catarinense não perde há 11 jogos. Já o Santander/S. Bernardo soma cinco vitórias e duas derrotas.

Na classificação geral, a Cimed lidera com 44 pontos, e soma 21 vitórias e duas derrotas. Nos fundamentos por equipe, destaca-se em primeiro lugar no bloqueio (24/9% de eficiência), no saque (6,99%) e no levantamento (33,82%), e aparece na segunda colocação na defesa (18,25%).

O Santander/S. Bernardo ocupa a sexta posição na classificação geral da Superliga 07/08, somando 35 pontos, com 14 vitórias e sete derrotas. O time paulista tem o segundo ataque mais eficiente da competição (38,72% de aproveitamento), e aparece em terceiro no levantamento (32,04%).

Individualmente, a Cimed tem o segundo maior pontuador da Superliga: Thiago Alves, com 303 pontos. O jogador também aparece ainda em quinto lugar no ataque (37,50%), em sexto no saque (7,83%) e em nono na defesa (21,68%). Éder é o segundo melhor sacador da competição (8,67%). Ainda neste fundamento, Bruninho está em sétimo lugar (7,72%). Renato é o mais eficiente na defesa na classificação geral (32,38%). Bruninho aparece em quinto (23,08%). Mário Jr. em quarto (58,03%), e Renato em oitavo (53,77%) destacam-se na recepção.

No lado do Santander/S. Bernardo, João Paulo encabeça a lista dos dez melhores atacantes da Superliga 07/08, com 38,20% de aproveitamento. Ele é também o sexto maior pontuador da competição, com 151 pontos, e oitavo no saque (7,93%). Theo aparece na oitava posição no ataque (31,13%), e Vitão é o oitavo no bloqueio (23,58%).

As duas equipes contam ainda com dois dos melhores levantadores desta Superliga. Bruninho, da Cimed, lidera as estatísticas, com 41,06 de aproveitamernto, enquanto Rodriguinho, do Santander/S. Bernardo, ocupa a terceira colocação, com 39% de eficiência.

O técnico da Cimed, Marcos Pacheco, destacou a importância da conquista deste terceiro torneio da Superliga 07/08 para sua equipe.

“Nosso maior objetivo é terminar em primeiro lugar na fase classificatória da Superliga para termos o privilégio de decidir em casa. Sabemos que o Santander/S. Bernardo é um grande adversário, mas a Cimed está em um bom momento. Já nos enfrentamos duas vezes, e ambos resultados não refletem a realidade das partidas. Jogamos mal em São Paulo e perdemos por 3 a 0. Em casa, tivemos uma boa atuação, e vencemos pelo mesmo placar”.

O treinador da equipe catarinense, que no primeiro torneio perdeu para o Telemig Celular/Minas (MG), acredita que a torcida poderá ser um fator importante na final desta segunda-feira.

“A Cimed é um projeto novo, mas já tem uma torcida participativa. Acredito que o time visitante sente uma pressão no nosso ginásio, que não é tão grande. Vamos buscar esta vitória e espero que os torcedores compareçam para incentivar o time”, ressaltou o treinador, destacando a qualidade do adversário.

“O Santander/S. Bernardo tem um conjunto muito bom. O time é perigoso. Eles têm um saque eficiente e um bom trabalho de bloqueio. Com isso, o Théo e o João Paulo se sobressaem e destacam no ataque”, completou Marcos Pacheco.

O time do Santander/S. Bernardo desembarcou na manhã deste domingo em Florianópolis. O técnico Rubinho acredita que a final será diferente dos dois confrontos anteriores.

“Será um jogo equilibrado. A Cimed está muito bem, mas nossa equipe também está vivendo seu melhor momento na competição. Crescemos ao longo do campeonato, e é muito importante estarmos nesta decisão para pontuarmos mais na classificação geral e subir de posição”, ressaltou o treinador, que destacou a principal característica do adversário.

“O saque sempre foi a principal característica da Cimed. É um time rápido no ataque e que cresceu muito no sistema bloqueio e defesa. Precisamos ter uma atenção redobrada”.

EQUIPES

CIMED (SC) – A equipe começou o último jogo com Bruninho, Evandro, Thiago Alves, Renato, Éder e Lucas. Líbero – Mário Jr. Técnico: Marcos Pacheco

SANTANDER/S. BERNARDO (SP) – Na última partida, o time paulista começou com Rodriguinho, Theo, Willian, João Paulo, Michael e Vitão. Líbero – Brendle. Técnico: Rubinho.

Fonte: CBV

Veja também: