Vôlei de Quadra
Publicado 13 de junho de 2006
CompartilharRio de Janeiro – A busca por talentos para integrar as seleções brasileiras infanto-juvenis terá oito etapas este ano (quatro no feminino e quatro no masculino), em cinco estados do Brasil. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) fará avaliações regionalizadas de cerca de 180 meninos e meninas. Os escolhidos serão convocados para integrar as seleções infanto-juvenis, que irão se preparar no Centro de Desenvolvimento do Voleibol – Saquarema (RJ) para os Campeonatos Sul-Americanos masculino e feminino de 2006.
Os atletas continuarão sendo trabalhados em 2007 para os Mundiais Infanto-Juvenis e nos dois anos seguintes, quando integrarão as seleções juvenis. O objetivo é lapidar novos talentos para manter o sucesso do Brasil nas competições adultas.
As avaliações regionalizadas foram adotadas devido ao grande número de indicações recebidas pelas comissões técnicas das seleções. “Houve indicações de muitos atletas em vários locais diferentes. Por isso, decidimos fazer estas avaliações por regiões. Assim podemos trabalhar com grupos menores de atletas a um custo mais baixo do que se levássemos todos para Saquarema, como fizemos em 2004”, explica Paulo Márcio Nunes da Costa, superintendente da CBV e gerente da Unidade de Seleções.
Em 2004, participaram das avaliações um total de 89 atletas. No ano passado, foi mantida a base que disputou os Sul-Americanos Infanto-Juvenis de 2004 e mais 52 jogadores foram avaliados em Saquarema. Este ano, serão pelo menos 180 atletas observados no novo formato. “O número de inscritos nas avaliações vem aumentando nos últimos anos devido à maior aceitação do voleibol”, afirma Hélcio Nunan de Macedo, supervisor das seleções de base da CBV.
A primeira avaliação começará nesta quinta-feira (15.06), no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. Participarão cerca de 20 meninas nascidas entre 1990 e 92. “Essas avaliações por regiões serão muito importantes para observamos o maior número de atletas. A idéia é pré-selecionar 18 para um trabalho visando ao Sul-Americano e continuar observando pelo menos 20 atletas que poderão ser convocadas em outra oportunidade”, explica o técnico da seleção feminina infanto-juvenil, Antonio Rizola, que participou de avaliações regionalizadas em outros anos.
As avaliações masculinas começam na segunda-feira (19.06), também no Mineirinho, com garotos nascidos entre 1989 e 91. “Fizemos uma lista com indicações que recebemos de técnicos das federações estaduais e com jogadores que observamos nos Campeonatos Brasileiros de Seleções. Com essas avaliações por região, teremos mais tranqüilidade para observar cada atleta”, comemora o técnico da seleção infanto-juvenil masculina, Marcos Lerbach.
O Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil feminino será realizado em outubro, no Peru. Já o masculino será disputado em novembro, na Argentina.
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES PARA A SELEÇÃO INFANTO-JUVENIL FEMININA
15 a 18.06 – Belo Horizonte – Ginásio do Mineirinho – com atletas de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Região Centro-Oeste
23 a 25.06 – Saquarema (RJ) – Centro de Desenvolvimento do Voleibol – com atletas de Rio de Janeiro e São Paulo
29.06 a 02.07 – Maceió – Ginásio do CRB – com atletas das regiões Nordeste e Norte
05 a 07.07 – Florianópolis – Ginásio do Sesc-Cacupé – com atletas da Região Sul
CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES PARA A SELEÇÃO INFANTO-JUVENIL MASCULINA
19 a 22.06 – Belo Horizonte – Ginásio do Mineirinho – com atletas de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Região Centro-Oeste
02 a 04.07 – João Pessoa – com atletas das regiões Nordeste e Norte
14 a 16.07 – Saquarema (RJ) – Centro de Desenvolvimento do Voleibol – com atletas de Rio de Janeiro e São Paulo
21 a 23.07 – Florianópolis – Ginásio do Sesc-Cacupé – com atletas da Região Sul
Fonte: CBV
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de praia
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball