Vôlei de Quadra
Publicado 16 de outubro de 2008
CompartilharRio de Janeiro – Reta final na preparação para o início da Superliga de vôlei 08/09. Nesta quarta-feira (15.10), a Unidade de Competições Nacionais (UCN) da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou o regulamento da principal competição entre clubes do país. O campeonato começa no próximo dia 29 e terá o mesmo sistema de disputa da temporada passada. A SporTV continuará transmitindo a competição e a TV Globo mostrará as partidas que definirão os campeões.
A fase classificatória será dividida em quatro turnos, com uma final para cada turno, e as oito equipes mais bem classificadas avançam para as quartas-de-final. As semifinais serão disputadas em play-off melhor de três partidas e a decisão em único jogo.
Na Superliga masculina, as equipes estão divididas em dois grupos. No A, participam: Cimed/Brasil Telecom (SC), Tigre/Unisul/Joinville (SC), Sada Vôlei Betim (MG), Fátima/Medquímica/UCS (RS), Bento Vôlei (RS) e Lupo/Náutico (SP). Outras seis equipes formam o grupo B: Vivo/Minas (MG), Ulbra Suzano Massageol (SP), Santander (SP), Vôlei Futuro (SP), GAC Logistics/Santo André (SP) e Álvares/Vitória (ES).
Na disputa da Superliga feminina, os times também estão divididos em dois grupos. No A, estão: Rexona-Ades (RJ), Brasil Telecom (SC), S. Caetano/Blausiegel (SP), Vôlei Futuro (SP), Mackenzie/Cia. do Terno (MG) e Cativa/Pomerode/ADP (SC). A chave B é formada pelas seguintes equipes: Finasa/Osasco (SP), Pinheiros/Mackenzie (SP), Minas Tênis Clube (MG), Medley/Banespa (SP), Sport/Maurício de Nassau (PE) e Praia Clube/Futel (MG).
O Rexona-Ades (RJ) é o atual campeão da Superliga feminina e a equipe com maior número de conquistas na história da competição, cinco no total (97/98, 99/00, 05/06, 06/07 e 07/08). No masculino, a Cimed (SC) ganhou o título na última temporada, o segundo (05/06 e 07/08) em três participações. Na história, o Minas Tênis Clube (MG), que joga está temporada com o nome de Vivo/Minas, é a equipe com mais vitórias: quatro (99/00, 00/01, 01/02 e 06/07).
Confira o sistema de disputa:
Ao todo, 24 times jogarão a competição – 12 masculinos e 12 femininos. A fase classificatória será composta por quatro turnos. As equipes formarão dois grupos (A e B), que foram definidos de acordo com o índice técnico obtido na Superliga passada.
No primeiro turno, as equipes jogarão – todas contra todas – com os times do seu próprio grupo. Os vencedores de cada grupo decidirão, em partida única, o campeão do turno. O jogo será realizado na casa da equipe com o melhor índice técnico. No segundo turno, os times jogarão contra as equipes do outro grupo.
Na terceira disputa, as equipes voltam a jogar com os times do outro grupo, mas o mando dos jogos será invertido com relação ao segundo turno. No quarto turno, as equipes voltam a enfrentar os times do seu próprio grupo, mas com o mando de quadra invertido com relação ao primeiro turno. Todos os turnos serão realizados com a mesma divisão de grupos.
A segunda fase será as quartas-de-final. As oito equipes mais bem colocadas na fase classificatória, de acordo com o índice técnico na classificação geral, jogarão a nova etapa. Os cruzamentos das quartas-de-final seguirão a seguinte ordem: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de play-off melhor de três partidas.
As semifinais serão disputadas em melhor de três partidas, com o seguinte cruzamento: vencedores dos jogos 1º x 8º versus vencedor do jogo 4º x 5º e vencedores dos jogos 2º e 7º versus 3º x 6º.
A final será disputada pelas duas equipes vencedoras da fase semifinal, em um único jogo. Independente dos times que chegarem à decisão, a partida final, tanto do masculino quanto do feminino, será realizada em um único local: o ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Caso haja algum imprevisto técnico, a CBV definirá o local da partida em comum acordo com os clubes.
A Superliga feminina e masculina terá um jogo para definir a medalha de bronze, com os perdedores das semifinais. O jogo poderá ser realizado na sede do melhor colocado na fase classificatória ou na sede dos jogos finais. No entanto, esta partida deverá ser realizada, obrigatoriamente, antes dos jogos decisivos.
O canal Sportv continuará transmitindo a competição. A TV Globo transmitirá as finais.
O regulamento completo da competição está disponível no site da CBV (www.cbv.com.br).
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball