Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil viaja para manter a hegemonia sul-americana

31 ago 2007

Rio de Janeiro – Desde 1951 até hoje, foram disputadas 26 edições do Campeonato Sul-Americano masculino de voleibol. O Brasil participou 25 vezes da competição e venceu todos. Em 64, os brasileiros não disputaram o campeonato e a vitória ficou com a Argentina.

No próximo domingo (02.09), a equipe treinada pelo técnico Bernardinho embarca para o Chile, onde a partir da próxima quarta-feira (05.09) será disputada a edição 2007, a 27ª da história. A equipe embarcará no vôo 751 da Lan Chile, às 14h30, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.

Esta é a terceira vez que a competição é realizada no Chile. Desta vez, será disputada em duas cidades chilenas. O Brasil está no grupo A, em Vinã del Mar, ao lado de Uruguai, Colômbia e Venezuela. Na chave B, realizada em Santiago, o Chile, anfitrião, tem a companhia de Argentina, Peru e Paraguai. As duas equipes mais bem colocadas estarão classificadas para as semifinais, disputadas na capital chilena.

O campeão sul-americano estará garantido na Copa do Mundo, que será realizada no Japão, em novembro. A competição será a primeira tentativa de classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo ano. As três equipes mais bem colocadas da Copa do Mundo estarão classificadas para as Olimpíadas na China.

Conscientes da importância do Sul-Americano, os jogadores brasileiros estão concentrados. Para o oposto Anderson, todo cuidado é pouco. “Por mais que pareça uma competição menor e de pouca importância, o Sul-Americano é peça-chave para nossa caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Pequim. Todo cuidado é pouco. Imagina se tropeçarmos? Estaremos fora da Copa do Mundo. Por isso, temos de ter responsabilidade e atenção”, avalia o oposto Anderson.

A estréia do Brasil será contra o Uruguai, na quarta-feira (05.09), a partir das 21h45 (horário de Brasília). No dia seguinte, os brasileiros enfrentarão a Colômbia, às 22h. No encerramento da fase classificatória, o adversário será a Venezuela, na sexta-feira (07.09), às 20h.

Fonte: CBV

Veja também: