Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil vence Uruguai na estréia do Sul-Americano

06 set 2007

Rio de Janeiro- Melhor impossível. A Seleção Brasileira masculina de vôlei começou com vitória a busca pelo 26º título do Campeonato Sul-Americano. Na noite desta quarta-feira(04.09), o Brasil superou o Uruguai por 3 sets a 0, parciais de 25/11, 25/16 e 25/12, em 56 minutos de jogo, no ginásio Poliesportivo Sausalito, na cidade chilena de Viña Del Mar. A partida foi válida pela primeira rodada do grupo A da competição.

Após o confronto, o técnico Bernardinho lembrou que num jogo contra um adversário tecnicamente inferior é difícil testar a equipe. “Apesar de o Uruguai ser um adversário mais fraco, sempre temos que jogar o nosso máximo. Sei que é difícil ter uma partida como essa como parâmetro. Mas se queremos ser campeões temos que entrar com tudo sempre, independentemente do time que estiver do outro lado da quadra”, diz o treinador.

Para Bernardinho, o adversário mais complicado deste Sul-Americano será a Venezuela. “É o adversário que mais me preocupa. A Venezuela tem um excelente time, com um potencial maior do que os resultados que conseguiu atingir até agora. Além disso, tem a Argentina que é sempre um rival tradicional, apesar de o time estar sofrendo um processo de renovação”, ressalta Bernardinho.

Fãs ou adversárioss – Antes do jogo, o time Uruguai mostrou-se fã da equipe brasileira. O grupo portenho pediu para assistir ao treino do Brasil e, após o jogo, os uruguaios não perderam a oportunidade de tirar fotografias com os jogadores campeões mundiais e olímpicos. “É um prazer saber que somos referência para as outras equipes do continente”, destaca Bernardinho. “É legal ver que outros jogadores se espelham na gente e que querem evoluir e tentar seguir o nosso caminho”, disse o líbero Escadinha, concordando com o treinador.

Além de tentar manter a hegemonia continental, o Brasil quer o título para garantir uma vaga na Copa do Mundo, que será disputada em novembro, no Japão, onde as seleções que terminarem nas três primeiras colocações garantirão um lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O Brasil jogou com a seguinte formação: Marcelinho, André Nascimento, Giba, Dante, Rodrigão e Gustavo. Líbero: Escadinha. Entraram durante o jogo: Bruno, André Heller, Anderson e Murilo.

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira (05.09), às 22h (de Brasília), para enfrentar a Colômbia na segunda rodada. Uma vitória garantirá o time nas semifinais da competição. Na sexta-feira(06.09), quando será disputada a terceira e última rodada da fase classificatória, o adversário será a Venezuela, a partir das 20h (de Brasília). Todos estes jogos serão disputados no ginásio Poliesportivo Sausalito, em Viña del Mar. O grupo B da competição está sendo realizado em Santiago, onde Chile, Argentina, Paraguai e Peru estão se enfrentando.

Na preliminar da chave brasileira, a Venezuela – dirigida pelo técnico brasileiro Ricardo Navajas – superou a Colômbia por 3 sets a 0 (25/14, 25/23 e 25/20), em 1h09 de jogo.

Fonte: CBV

Veja também: