FPV

Entrar

Vôlei de Quadra

Brasil vence Itália e conquista o penta da Montreux Volley

Publicado 15 de junho de 2009

Compartilhar

 


Fonte: CBV


 


Rio de Janeiro – Com uma sensacional reação no terceiro set – chegou a estar perdendo por 11/18 e 12/20 -, a seleção brasileira adulta feminina conquistou neste DOMINGO (14.06) o pentacampeonato da Montreux Volley Masters, na Suíça (94/95/2005/2006 e 2009). Em 1h17, o Brasil, ausente no torneio nas duas últimas edições, venceu a Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/23, e terminou a competição invicto, com cinco vitórias, e apenas um set perdido – para a Polônia no encerramento da fase classificatória. A meio-de-rede Fabiana foi eleita a melhor jogadora do torneio. Carol Gattaz ganhou o troféu de melhor bloqueadora e Fabi foi premiada como a mais eficiente líbero do campeonato.


 


A oposto Sheilla foi a maior pontuadora da final, com 14 pontos – 11 de ataque e três de bloqueio. Fabiana marcou 12 vezes, uma a menos que a italiana Barcellini. Em toda a partida, o bloqueio brasileiro fez 15 pontos.


 


A Montreux Volley Masters é a primeira competição da seleção brasileira após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008. Este é o quarto título consecutivo do Brasil. Em 2008, venceu todos os campeonatos que disputou: Grand Prix, Olimpíadas e Final Four.


 


A medalha de bronze ficou com a China, que derrotou a Holanda por 3 sets a 0 (25/22, 25/15 e 25/20), após 1h08 de partida. A Polônia terminou em quinto lugar após vencer por 3 sets 2 (25/21, 25/19, 22/25, 11/25 e 15/11), em 2h01. Cuba, campeã da Montreux em 2008, e Japão dividiram a sétima posição.


 


No complemento das melhores jogadoras desta 25ª edição da Montreux, foram premiadas a holandesa Chaine Staelens, no saque – a levantadora e capitã do Brasil, Dani Lins, terminou na terceira posição -, e a chinesa Ming Xue, no ataque. A brasileira mais bem colocada neste fundamento foi Sheilla, em sétimo lugar.


 


Fabiana foi a terceira maior pontuadora desta edição da Montreux, com 70 pontos – 50 de ataque, 15 de bloqueio e cinco de saque. A holandesa Manon Flier foi a primeira colocada nas estatísticas, com 77 pontos, e a italiana Cristina Barcellini terminou em segundo lugar, com 71 pontos. Fabiana também ficou na segunda posição no bloqueio, com cinco pontos a menos que Carol Gattaz.


 


O JOGO


 


Eficiente no passe, a seleção brasileira dominou o primeiro set a partir do 13º ponto. A levantadora Dani Lins trabalhou com velocidade e variou bem as jogadas. Um bloqueio de Mari marcou a vitória por 25 a 17, após 23 minutos.


 


No segundo set, o Brasil saiu na frente com Sheilla e manteve o domínio até o placar de 10/8. A Itália iniciou uma reação, aproveitando-se, principalmente, de um saque mais eficiente. Com falhas na recepção, as brasileiras viram as italianas abrir três pontos de vantagem: 13/16 e 14/17. Neste marcador, o técnico José Roberto Guimarães colocou em quadra Thaísa e Sassá.


 


Com Thaísa no saque, o Brasil fez sete pontos consecutivos – um deles, de bloqueio da levantadora Dani Lins. O time brasileiro passou à frente, fazendo 21/17, e não perdeu mais. Um bloqueio de Mari, um saque de Dani Lins e um contra-ataque de Fabiana determinaram os três últimos pontos no set: 25/18, em 26 minutos.


 


O saque foi o fundamento responsável para a Itália dar um susto no terceiro set. O time europeu, campeão da Montreux em 2004, chegou a abrir oito pontos no marcador: 12/20, em um bloqueio. As brasileiras cometeram erros na recepção e nas finalizações. A reação começou com um ataque de Mari e o Brasil diminuiu a diferença: 17/20. A Itália ainda marcou duas vezes consecutivas e chegou a 21/23. A partir daí, só deu o bloqueio brasileiro, que marcou os quatro últimos pontos da vitória por 25/23, em 28 minutos.


 


EQUIPES


 


BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Carol Gattaz, Natália e Mari. Líbero – Fabi


Entraram – Sassá, Thaísa, Ana Tiemi e Joycinha.


Técnico – José Roberto Guimarães


 


ITÁLIA – Giulia Rondon, Francesca Marcon, Serena Ortolani, Valentina Arrighetti, Lucia Crisanti e Cristina Barcellini – Líbero – Enrica Merlo


Entraram – Giulia Pincerato, Annamaria Quaranta, Verônica Angeloni e Ilaria Garzaro

Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.

Compartilhar

Mais notícias

  • Vôlei de praia

    IX Circuito Paulista de Vôlei de Praia com 51 duplas na etapa de São Paulo

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Seletiva do vôlei masculino de Praia Grande

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Seletiva Clube Regatas de Campinas

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Seletiva Barueri

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    SELETIVAS 2025

    Leia mais
  • Vôlei de Quadra

    Vôlei Renata promove peneira para novos talentos em dezembro

    Leia mais