Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil vence EUA e está na final do Pan

18 jul 2007

Rio de Janeiro – O Brasil superou os Estados Unidos, por 3 sets a 0 (25/13, 25/20 e 25/20), em 1h15 de jogo, e conquistou uma vaga no voleibol feminino dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Com o ginásio do Maracanãzinho repleto de torcedores, as jogadoras não decepcionaram e mostraram muita garra para continuar na luta pelo tetracampeonato da competição (59/63 e 99). A oposto Paula Pequeno foi a maior pontuadora da partida, com 16 acertos.

“Gostei da personalidade da equipe hoje. Tivemos alguns erros no passe em determinados momentos, mas como um todo, gostei do time, principalmente na saída veloz para os contra-ataques. Precisamos melhorar nosso passe nas bolas altas. Já na recepção das bolas de ataque de fundo, estamos bem”, analisa o treinador.

Para a levantador Fofão, o Brasil mostrou qualidade. “A vitória foi importante para nós. Sabíamos que o resultado dependia da nossa atuação e conseguimos jogar soltas. Os Estados Unidos acreditavam que podiam vencer e, por isso, tivemos uma partida difícil. Tivemos uma postura de quem quer ser campeão”, diz.

No primeiro set, as brasileiras mostraram um grande volume de jogo, deixando as americanas perdidas na quadra. Com saques precisos e belas atuações de Fofão, que ditava o ritmo da equipe, Waleska, com bloqueios eficientes, e de Paula Pequeno, com cortadas potentes, o Brasil não teve dificuldades para fechar: 25/13, em um erro de ataque dos Estados Unidos.


Na segunda parcial, as brasileiras tiveram um pouco mais de dificuldade diante das americanas, que melhoraram sua defesa. No entanto, a oposto Scheila ditou o ritmo brasileiro, virando suas bolas. Mesmo assim, o time dos Estados Unidos ainda assustava e chegou perto do Brasil no placar até depois do segundo tempo técnico: 18/17. A partir daí, o ataque brasileiro voltou a funcionar e, depois de três pontos de Scheila a equipe verde-amarela fechou: 25/20.

No terceiro set, o jogo continuou complicado para as brasileiras. Com saques precisos, a levantadora americana Thompson conseguia dificultar a recepção do Brasil. No entanto, a oposto Scheila e a ponteiro Paula Pequeno continuavam a virar as bolas para a equipe verde-amarela. Com isso, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães manteve seu ritmo e acabou fechando: 25/20, em uma cortada de Waleska.

O Brasil espera o resultado da outra semifinal, entre Cuba e Peru, que será realizada nesta quarta-feira (18.07), às 22h, no ginásio do Maracanãzinho, para saber quem será seu adversário na final.

EQUIPES

BRASIL – Fofão , Scheila, Sassá, Paula Pequeno, Fabiana e Waleska. Líbero: Fabí. Entraram: Mari, Carol Albuquerque e Thaisa.Técnico: José Roberto Guimarães

ESTADOS UNIDOS – Thompson, Dani Scott, Akinradewo, Barboza, Busse e Haneef. Líbero: Michaelis. Entraram: Fair e Hunter.Técnico: Susan Woodstra

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560