Vôlei de Quadra
Publicado 10 de junho de 2009
Fonte: CBV
Rio de Janeiro – O novo ciclo olímpico da seleção brasileira feminina de vôlei começou como terminou o anterior: com vitória. Nesta TERÇA-FEIRA (09.06), o Brasil fez a primeira partida do ano. Na Suíça, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães estreou na Montreux Volley Masters vencendo a Alemanha por 3 sets a 0 (25/20, 25/19 e 25/14), em 1h14 de jogo.
O Brasil, que busca o pentacampeonato da competição (94/95/05/06), folgará na segunda rodada e só retornará à quadra na próxima QUINTA-FEIRA (11.06). O próximo desafio das brasileiras será a seleção da China, às 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv.
A partida marcou a estreia da levantadora Ana Tiemi com a camisa da seleção brasileira. Com a capitã Dani Lins se recuperando de uma entorse no tornozelo, Ana começou a partida como titular tendo ao seu lado a oposto Sheilla, as ponteiras Natália e Sassá, as meios-de-rede Fabiana e Carol Gattaz e a líbero Fabi.
“Estrear numa seleção campeã olímpica não é fácil. Senti um friozinho na barriga grande. Mas todas as jogadoras me ajudaram bastante e, no final, tudo deu certo”, disse Ana Tiemi.
Sobre a partida, a levantadora brasileira fez um balanço positivo. “Temos muito a melhorar, mas estamos no caminho certo. A Alemanha não exigiu tanto assim da gente. Mas, pensando em todos os fundamentos, a equipe se comportou bem em quadra”, observou Ana Tiemi.
Os destaques do Brasil foram a central Fabiana e a ponteira Natália, cada uma com 13 pontos marcados. Fabiana assinalou oito pontos de ataque, um de bloqueio e quatro de saque, enquanto Natália marcou nove vezes no ataque e quatro no bloqueio. A oposto Sheilla também apareceu bem e foi a terceira maior pontuadora da partida, com 12 acertos.
A central Carol Gattaz também teve boa atuação e se destacou no saque. “Para uma estreia, jogamos bem. Conseguimos nos organizar rapidamente
Na SEXTA-FEIRA (12.06), as atuais campeãs olímpicas terminam a participação na fase classificatória contra a Polônia, a partir das 13h30 (horário de Brasília). As duas equipes mais bem posicionadas de cada grupo passarão para as semifinais, no SÁBADO (13.06). A decisão está prevista para o DOMINGO (14.06).
O jogo
O Brasil dominou toda a parcial inicial. Na primeira parada técnica, a vantagem verde-amarela era de apenas um ponto (8/7). Na segunda, o time brasileiro tinha três pontos à frente (16/13). O atual time campeão olímpico fez 14 pontos de ataque, dois de bloqueio e dois de saque. No bloqueio de Sheilla, o Brasil selou a vitória inicial em 25/20.
O destaque da parcial foi a central Fabiana, que marcou seis vezes – quatro no ataque e duas no saque. A oposto Sheilla também pontuou bem: cinco vezes – quatro de ataque e uma de bloqueio.
No início do segundo set, a Alemanha dificultou a recepção brasileira e saiu na frente (5/3). Aos poucos, o Brasil melhorou o passe e virou o placar. No primeiro tempo técnico a equipe treinada por Zé Roberto já estava à frente (8/7). A partir daí, o time campeão olímpico dominou e fechou a parcial em 25/19.
O terceiro set foi o mais fácil para o Brasil. Bem no ataque e no saque, as brasileiras abriram a maior vantagem da partida ao marcarem 9/3. Sem dificuldades, as campeãs olímpicas administraram o placar. O técnico José Roberto colocou em quadra a central Thaisa, que entrou na partida pela primeira vez. E foi numa bola de segunda da levantadora Ana Tiemi que o Brasil marcou 25/13 e alcançou a primeira vitória do ano.
Outros jogos
No primeiro jogo do dia da competição, China e Polônia estiveram frente a frente. Melhor para as chinesas que venceram por 3 sets a 0 (25/17, 25/21 e 25/13), em 1h08 de jogo. Em seguida, Cuba enfrentou o Japão e ganhou por 3 sets a 0, parciais de 28/26, 25/22 e 27/25, em 1h17.
Próximos jogos
O Brasil folga na segunda rodada, mas três jogos movimentam a competição nesta QUARTA-FEIRA (10.06). Às 11h30 (horário de Brasília), a Holanda enfrentará o Japão. Em seguida, às 13h30 (horário de Brasília), a China jogará contra a Alemanha, em partida válida pelo grupo do Brasil. No encerramento do dia, às 16h (horário de Brasília), a Itália terá pela frente Cuba.
EQUIPES
BRASIL – Ana Tiemi, Sheilla, Natália, Sassá, Fabiana, Carol Gattaz. Líbero – Fabi
Entraram – Joycinha, Mari, Dani Lins e Thaisa.
Técnico – José Roberto Guimarães
ALEMANHA – Hanke, Beier, Matthes, Kozuch, Brandt e Ssuschke. Líbero – Thomsen.
Entraram – Weib, Schaus, Radzuweit e Rob.
Técnico – Giovanni Guidetti
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Sem categoria
Vôlei de Quadra
© 2025 Federação Paulista de Volleyball