Federação Paulista de Volleyball

FPV

BRASIL TELECOM SAI NA FRENTE NAS SEMIFINAIS DO PAULISTA

12 nov 2005

São Bernardo do Campo (SP) -Em um jogo de tirar o fôlego, a Brasil Telecom saiu na frente na série melhor de três da fase semifinal do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei da Divisão Especial. O elenco comandado pelo técnico William Carvalho bateu o Pinheiros/Blue Life por 3 sets a 2, com parciais de 25-23, 26-24, 23-25, 23-25 e 15-10, em 138 minutos. O confronto foi realizado neste sábado no ginásio Cidade de São Bernardo do Campo (SP).

As equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, às 20h30, no ginásio do Clube Pinheiros, em São Paulo. Se necessário, haverá uma terceira partida no dia 19, às 13h, novamente na capital paulista, já que o Blue/Life Pinheiros fechou a fase classificatória da competição na vice-liderança – a Brasil Telecom ficou em terceiro lugar. A outra vaga para a grande decisão do torneio estadual sairá do playoff entre Finasa/Osasco e São Caetano/Mon Bijou.

William Carvalho destacou a importância desta primeira vitória. “É muito ruim ter de iniciar a série em casa, pois as meninas acabaram sentindo a responsabilidade de vencer. Agora, essa pressão passou para o lado do Pinheiros/Blue Life. Começamos muito bem no jogo, mas depois tivemos uma queda drástica. Porém, o mais importante é que conseguimos vencer, mesmo tendo que definir o jogo no tie-break”, explicou o técnico.

O jogo – A Brasil Telecom começou colocando pressão, tanto que o adversário pediu tempo quando o placar marcava 5 a 1. A paralisação, porém, não foi suficiente para o time da casa continuar rendendo em todos os fundamentos e provocar o primeiro tempo técnico (8 a 3). A partir deste momento, o Pinheiros/Blue Life usou melhor o bloqueio e equilibrou (9 a 9). O jogo seguiu fluindo ponto a ponto, até que, mostrando mais concentração, a Brasil Telecom abriu em 18 a 13. O elenco paulistano chegou a esboçar uma reação no contra-ataque, encostando em 21 a 20, mas, em um erro de saque da levantadora Ana Cristina, a equipe da casa fechou em 25 a 23 (32 minutos).

O início da segunda parcial foi marcado pela igualdade, com leve vantagem para o Pinheiros/Blue Life, que chegou a abrir quatro pontos (8 a 4). Porém, comandada pelos saques certeiros de Juciely e pelo levantamento preciso de Fernandinha, a Brasil Telecom mostrou-se antenada no jogo, fazendo 16 a 15 no segundo tempo técnico. As equipes foram se revezando na frente do placar, mas o Pinheiros/Blue Life teve a bola do set nas mãos depois de marcar 24 a 23. A Brasil Telecom continuou acreditando na vitória, até que um bloqueio simples da cent ral Flávia Cristina selou a virada: 26 a 24 (31 minutos).

Disputando todas as bolas, as jogadoras impuseram ainda mais equilíbrio em quadra no terceiro set, que apresentou muitos ralis. O Pinheiros/Blue Life conseguiu diminuir os erros, marcando 9 a 6, mas um forte ataque de Tandara deixou tudo igual novamente (11 a 11). O set continuou totalmente indefinido, e William Carvalho parou o jogo após ver a sua equipe cometer erros de ataque. ?Os detalhes pesam no final. Temos de ter tranqüilidade e coragem no saque?, alertou o técnico da Brasil Telecom, com sua equipe em desvantagem por 21 a 19. O plantel visitante se sentiu ameaçado com a reação adversária (encostou em 22 a 21), parou mais uma vez o confronto e conseguiu fechar o set, respirando na partida: 25 a 23 (28 minutos).

No quarto set, a Brasil Telecom esteve na frent e, mas o Pinheiros/Blue Life conseguiu assumir a ponta (12 a 11). Neste momento, a central Flávia Cristina se machucou e teve de ser substituída por Fernanda Ísis. Os erros técnicos foram determinantes, e o Pinheiros/Blue Life soube aproveitar as falhas do rival. Quando o placar marcava 21 a 19 para as visitantes, o técnico William Carvalho parou o jogo para fazer correções individuais. Porém, os erros continuaram aparecendo, facilitando a vida do Pinheiros/Blue Life, que fechou em 25 a 23 (31 minutos).

A principal arma da Brasil Telecom no quinto e decisivo set foi a tranqüilidade, uma constante mesmo nos momentos adversos. O Pinheiros/Blue Life fez 2 a1, porém, abusando do bloqueio, o grupo da casa virou em 4 a 3. A partir daí, a Brasil Telecom não deu mais chances do adversário retomar o controle da partida. Com muita vibração e disciplina no saque, foi construindo o placar e provocou a troca de quadra , com 8 a 6. Um ace de Juciely ampliou a vantagem, e o Pinheiros/Blue Life ainda ajudou apresentando erros no sistema ofensivo. E foi justamente um ataque para fora que confirmou a vitória da Brasil Telecom, que fechou em 15 a 10 (16 minutos).

A Brasil Telecom saiu jogando com Thaís, Fernandinha, Flávia Cristina, Tandara, Denise, Juciely e Stephany (líbero). Entraram ainda Flavinha, Juliana, Alê, Fernanda Ísis e Carol. O Pinheiros/Blue Life, do técnico Almir Souza, teve como titulares Kika, Ana Cristina, Vanessa, Andréia, Juliana, Fernanda e Michelle (líbero). As substituições: Danúbia e Lívia.

Fonte: Vipcomm

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560