16 ago 2007
Manaus (AM) – A Seleção Brasileira masculina de vôlei é a primeira semifinalista da Copa América 2007. Na noite desta quinta-feira (16.08), o Brasil superou Cuba por 3 sets a 0 (25/23, 25/22 e 25/19), em 1h11 de jogo, no ginásio Poliesportivo Amadeu Teixeira, na capital amazonense, pela segunda rodada do grupo B da competição. Com 14 acertos, o oposto Samuel foi o maior pontuador do confronto.
Com o resultado, os brasileiros terminaram a fase classificatória na primeira colocação do grupo B e voltam à quadra no sábado (18.08) para lutar por uma vaga na final da competição. O adversário será o segundo colocado do grupo A. A partida será disputada a partir das 20h15 (21h15 de Brasília) e terá transmissão ao vivo do canal Sportv.
Para o técnico Bernardinho, a vitória foi importante para os mais jovens do grupo. “Sabíamos que enfrentaríamos um adversário difícil. Apesar do resultado de 3 sets a 0, o jogo foi bastante disputado. Os mais jovens tiveram boas atuações, como o Lucas, o Eder e o Bruno. Ainda precisamos acertar algumas coisas, como o saque, fundamento no qual fomos irregulares hoje”, analisa o treinador.
Bernardinho destaca a importância da vitória na preparação e no entrosamento desta equipe. “O grupo está numa crescente e ganhando ritmo. Espero que possamos continuar evoluindo para chegarmos bem à tão sonhada final que queremos disputar. A torcida de Manaus merece vibrar com esta equipe”, diz o treinador.
O oposto Samuel, maior pontuador do confronto, com 12 pontos de ataque e dois de bloqueio, credenciou a vitória aos destaques individuais. “Ainda precisamos crescer como grupo. Hoje tivemos destaques individuais. O Eder, o Lucão e o Murilo foram bem. Precisamos de mais entrosamento para ganhar força no conjunto e chegar bem à semifinal”, destaca o jogador.
O meio-de-rede Eder e o ponteiro Murilo foram os segundos maiores pontuadores do jogo e da equipe brasileira, com 11 acertos cada. Para Eder, a boa atuação dos centrais facilitou a partida para todo o grupo. “Conseguimos ter uma boa eficiência. Desta forma, a defesa cubana marcou as nossas principais jogadas e os ponteiros tiveram mais facilidades”, diz Eder.
O capitão Murilo destacou a alegria dos brasileiros. “Apesar do placar, foi um jogo muito difícil. Cuba sempre pressiona bastante. O mais legal deste confronto foi que o time conseguiu imprimir o ritmo de jogo e não abaixou a cabeça em momento algum. O time jogou com alegria. Estou muito feliz por isso. Mas temos de saber que não fomos tão eficientes quanto precisávamos no saque. No entanto, o aspecto positivo foi que não sofremos muitos pontos de bloqueio – fundamento tradicional do adversário”, completa o ponteiro.
Nesta sexta-feira (17.08) será disputada a terceira e última rodada da fase classificatória da Copa América. Brasil e Estados Unidos folgarão. No primeiro jogo, no ginásio Poliesportivo, Cuba enfrentará a República Dominicana, a partir das 17h (18 de Brasília). Em seguida, às 20h (21h de Brasília), a Argentina enfrentará o Canadá. A rodada definirá os confrontos das semifinais.
EQUIPES
BRASIL – Bruno, Samuel, Murilo, Roberto Minuzzi, Eder e Lucas. Líbero: Alan. Entraram: Evandro e Rafael. Técnico: Bernardinho
CUBA – Jurquin, Simon, Hierrezuelo, Camejo, Corrales e Dominico. Líbero: Sanchez. Entraram: Leal e Iznaga. Técnico: Pedro Valdes.
Fonte: CBV
© 2024 Federação Paulista de Volleyball