Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil pega o Uruguai na caminhada ao 16º título mundial

07 out 2008

 


Fonte: CBV


 


Poços de Caldas (MG) – A seleção brasileira juvenil masculina de vôlei fará nesta quarta-feira (08.10) sua estréia no Campeonato Sul-Americano da categoria, em Poços de Caldas (MG). O Uruguai é o primeiro adversário do Brasil na busca pelo 16º título e na caminhada rumo à classificação para o Campeonato Mundial, que acontecerá no mês de julho de 2009, na Índia – duas vagas estão em jogo. A partida será realizada às 18h30, no ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. A entrada é gratuita.


 


O Brasil jamais perdeu para o Uruguai. Foram seis jogos e seis vitórias, e apenas um set perdido: em 1976, em La Paz, durante um Sul-Americano.


 


“Temos todas as condições de conquistarmos o título, mas Argentina, Venezuela e a Colômbia são equipes que também vieram para este Sul-Americano em busca desta vitória”, disse o técnico a seleção brasileira Marcos Lerbach.


 


O técnico do Uruguai, Rafael Codina, começou a trabalhar com o grupo há três meses, e ressaltou a ansiedade da sua equipe em estrear contra o Brasil.


 


“Este jogo contra o Brasil está sendo muito aguardado pelos jogadores. Eles estão ansiosos porque irão enfrentar a melhor equipe do mundo. Sabemos que o time brasileiro é favorito, e queremos desfrutar cada ponto. Estar participando da competição é importante, e queremos fazer um bom papel. Cada partida será um desafio”, afirmou Rafael.


 


O grupo A tem ainda, além de Brasil e Uruguai, as seleções da Colômbia e do Uruguai. Na chave B, estão Argentina, Venezuela, Paraguai e Equador. Classificam-se para as semifinais, no sábado, as duas equipes mais bem colocadas.


 


Em 18 edições do Sul-Americano juvenil, que é realizado de dois em dois anos, o Brasil sõ não foi campeão três vezes: em 80 e 82, quando a Argentina sagrou-se bicampeã, e em 20-00, quando a Venezuela ficou com o título.


 


A rodada de abertura será iniciada às 8h30, com o jogo entre Chile e Colômbia. Às 11 horas enfrentam-se Venezuela e Paraguai, e às 16 horas, Argentina e Equador.


 


Colômbia e Equador elogiam CDV-S


 


As seleções da Colômbia e do Equador fizeram os últimos preparativos pára o Sul-Americano Juvenil no Centro de Desenvolvimento de Voleibol – Saquarema. Os técnicos das duas equipes mostraram-se impressionados com a estrutura de treinamento.


 


“Encontramos todas as condições necessárias de treino de alto rendimento. Saquarema é um lugar muito tranqüilo e que permite ao atleta ter cem por cento de concentração. Todas as equipes do mundo deveriam conhecer o Centro”, disse o técnico do Equador, o argentino Sebastian Carotti.


 


Antes de ir para o CDV-S, onde permaneceu durante 16 dias, a seleção do Equador ficou duas semanas no Rio de Janeiro. Neste período jogou 22 partidas.


 


A Colômbia passou dez dias treinando no Centro de Desenvolvimento. O técnico Antonio Abreu está confiante em um bom resultado da sua equipe. Sua expectativa é subir no pódio, o que seria o melhor resultado de seu país no Sul-Americano Juvenil.


 


“Em Saquarema fizemos muita preparação física. Por ter um ambiente tranqüilo, também tivemos a chance de trabalhar o lado psicológico. Foi um período importante para a aclimatação. Na Colômbia treinamos em três cidades: Bogotá e Medellín, que têm clima parecido com o de Poços de Caldas, e Cali, onde faz mais calor. Nossa expectativa neste Sul-Americano é nos classificar para o Mundial”, afirmou Abreu.


 


“Os jogadores estão concentrados para estar entre os três primeiros colocados. Trabalhamos muito para conseguiir isso e o grupo está muito disciplinado”, completou o técnico da seleção colombiana.


 

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560