13 jun 2005
Japão – Agora é no Brasil. Em sua última partida fora de casa pela fase classificatória da Liga Mundial 2005, a seleção brasileira masculina de vôlei superou o Japão por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/19, 27/29 e 25/18, em 1h34. A partida foi realizada neste domingo (12.06), no Gifu Memorial Center, na cidade japonesa de Gifu. A partir do próximo fim de semana, a equipe do técnico Bernardinho enfrentará seus adversários do grupo A diante da torcida brasileira: Portugal, em Brasília (dias 18 e 19); Japão, em São Paulo (dias 25 e 26); e Venezuela, em Betim (dias 2 e 3 de julho).
O Brasil somou cinco vitórias em suas seis primeiras partidas na Liga Mundial. Apenas o primeiro colocado do grupo se classifica para a fase final da competição, de 8 a 10 de julho, na Sérvia e Montenegro.
No jogo deste domingo, o Brasil teve uma alteração em relação ao time que venceu o Japão no sábado (11.06), por 3 sets a 0: Henrique substituiu André Heller no meio-de-rede. O time começou arrasador: forçando o saque, dificultou a recepção adversária e os japoneses tiveram muitos de seus ataques parados pelo bloqueio verde-amarelo. Com essa receita, o Brasil venceu os dois primeiros sets: 25/17 e 25/19.
No terceiro set, a história parecia que iria se repetir. Em uma seqüência de oito saques do levantador Ricardinho, o Brasil abriu 12 a 6. A vantagem se manteve até o placar de 20 a 14, quando o Japão partiu para o tudo ou nada, passou a forçar o saque e conseguiu a virada, vencendo por 29/27.
A derrota mexeu com os brasileiros, que começaram o quarto set em ritmo forte: 5 a 1. Com jogadas rápidas de meio e Dante trabalhando bem do fundo, o Brasil manteve a vantagem e fechou em 25/18, com um ponto de Murilo. André Nascimento e Henrique foram os maiores pontuadores do jogo, com 18 acertos. No Japão, o destaque foi Matsunaga, que entrou no segundo set e marcou 16.
“Cometemos muitos erros e mostramos inconstância no terceiro set. Por outro lado, fizemos mais pontos de bloqueio, o que é satisfatório”, analisa o técnico Bernardinho.
Para o ponta Dante, o jogo foi importante para testar a paciência e o volume de jogo da equipe. “Os japoneses defenderam muito bem, ainda mais que no primeiro jogo. Vacilamos no terceiro set, mas quando conseguimos imprimir nosso ritmo, fomos bem. O saque entrou melhor, tanto que Ricardinho e André Nascimento conseguiram boas seqüências. Com isso, nosso bloqueio foi obrigado a funcionar”, analisa Dante, admitindo que a equipe já pensa nos jogos que serão realizados no Brasil. “Assim que terminou a partida, fizemos uma reunião e falamos exatamente da importância destes jogos no Brasil. O primeiro adversário será Portugal, um jogo chave para a classificação. Na derrota para eles aprendemos que temos de entrar sempre 100%. E vontade e determinação não faltarão nos próximos jogos”, finaliza Dante.
O levantador Ricardinho, capitão da equipe, também analisou a vitória sobre o Japão. “Melhoramos nosso desempenho no conjunto e jogamos melhor que na primeira partida. Estamos na direção certa. Apenas no fim do terceiro set perdemos a concentração e abrimos a porta para o Japão”, diz o capitão.
EQUIPES
Japão: Usami, Sugiyama, Onoue, Ogino, Yamamura e Kitajima. Líbero: Hanano. Entraram: Naohiro, Yamamoto, Imai, Matsunaga e Matsuta.Técnico: Tatsuya Ueta
Brasil: Ricardinho, André Nascimento, Murilo, Dante, Rodrigão e Henrique. Líbero: Escadinha.Entrou: Anderson.Técnico: Bernardinho
Fonte: CBV
© 2024 Federação Paulista de Volleyball