Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil é heptacampeão da Liga Mundial

16 jul 2007

Katowice (POL) – O povo brasileiro já pode soltar o grito de Hepta! Em mais uma apresentação de gala, o Brasil derrotou a Rússia, por 3 sets a 1 (18/25, 25/23, 28/26 e 25/22), em 1h48 de jogo, e sagrou-se heptacampeão da Liga Mundial. Diante de 10 mil torcedores, os brasileiros voltaram ao lugar mais alto do pódio no ginásio Spodek, em Katowice, na Polônia, repetindo o feito de 2001. O levantador Ricardinho e o meio-de-rede Gustavo ganharam mais que o título. Eleitos, respectivamente, o melhor jogador do torneio e o melhor bloqueador, eles fecharam com chave de ouro a participação brasileira na competição.

“Gostaria de parabenizar o técnico russo pelo excelente trabalho. Foi muito difícil superar a Rússia nessa final. Isso prova que temos que trabalhar cada vez mais para continuar no topo. Tivemos que nos superar a cada jogo. Dedico esse título à minha família e ao amigo Swerin, que passou por problemas de saúde recentemente. Pensei bastante nele nesses dias e gostaria que ele soubesse”, diz Bernardo.

Com mais esse título, a equipe brasileira bateu novamente o recorde do país que tem mais vitórias consecutivas na competição: cinco (03/04/05/06 e 07). Agora os brasileiros estão a apenas uma vitória dos maiores vencedores da Liga Mundial, os italianos, que detêm oito ouros.

No primeiro set, os russos mostraram a força de seu saque e bloqueio. Com um jogo impecável, a Rússia não deu chances para o Brasil e fechou: 25/18. Na segunda parcial, o Brasil mostrou seu verdadeiro jogo. Com muita velocidade e conjunto, a equipe comandada por Bernardinho conseguiu superar o paredão russo e fechou: 25/23, em uma cortada de André Nascimento.

Com a partida empatada, os dois times se doaram ainda mais em quadra. Em um terceiro set dificílimo, os brasileiros mostraram muita raça na quadra. O esforço foi recompensado com a vitória suada na parcial por: 28/26, em um bloqueio de Rodrigão. No quarto set, o Brasil manteve o ritmo. Com uma bela atuação do levantador Ricardinho, que distribuía a bola com rapidez, a equipe verde-amarela conseguiu fechar a parcial e o jogo: 25/22, sagrando-se campeão da Liga Mundial mais uma vez.

OS MELHORES DA LIGA MUNDIAL 2007:

Melhor atacante – Berezhko (RUS)

Melhor bloqueador – Gustavo (BRA)

Melhor sacador – Poltavsky (RUS)

Melhor líbero – Lambourne (EUA)

Melhor levantador – Zagumny (POL)

Maior pontuador – Poltavsky (RUS)

Melhor jogador – Ricardinho (BRA)

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA LIGA MUNDIAL

1º BRASIL, 2º Rússia , 3º Estados Unidos , 4º Polônia , 5º Bulgária,
6º França, 7º Cuba e Finlândia,
9º China, Itália, Coréia do Sul e Sérvia, 13º Argentina, Canadá, Egito e Japão

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560