Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil cumpre seu dever

02 ago 2009

 

 

Fonte: CBV

 

Rio de Janeiro (RJ) – A seleção brasileira adulta feminina de vôlei viaja na noite deste domingo (02.08) para Macau com o dever cumprido. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães assegurou hoje sua terceira vitória consecutiva no Grand Prix, ao superar os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/22 e 25/13, em 1h22 de jogo, pelo grupo A, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

 

A ponteira Mari, do Brasil, foi a maior pontuadora do confronto, com 12 acertos – 10 de ataque e dois de bloqueio. Pelos Estados Unidos, Fawcett foi o destaque, com 11 pontos assinalados, todos no ataque.

 

Em Macau, o Brasil estreará na segunda semana do Grand Prix na próxima sexta-feira (07.08). A Tailândia, que surpreendeu a Polônia e o Japão por 3 sets a 2 nas duas rodadas iniciais, será a adversária. Em seguida, a seleção brasileira enfrentará a Polônia (08.08) e a China (09.08).

 

Pelo grupo C, em Ningbo, na China, a República Dominicana derrotou neste domingo a Coréia do Sul por 3 a 2 (25/22, 25/12, 18/25, 24/26 e 15/10) em 1h52. Já as chinesas asseguraram a terceira vitória consecutiva no Grand Prix. As campeãs olímpicas em Atenas/2004 ganharam da Rússia também por 3 a 2 (23/25, 25/23, 20/25, 25/14 e 15/9), após 1h46.

 

Zé Roberto esperava dificuldades

 

Após a partida, o treinador da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, disse que foi bom o Brasil ter “enfrentado perrengues no primeiro e segundo sets”. O técnico gostou da atuação brasileira e disse que jogos como o disputado contra os Estados Unidos são bons para a evolução do grupo.

 

“Precisamos jogar partidas equilibradas como esta. Já esperava essa dificuldade porque contra Porto Rico os Estados Unidos saíram perdendo por 2 sets a 0, viraram e venceram no tie-break. O time norte-americano é um time de brio e que joga sempre com muita vontade. Essa é a mentalidade de vida do povo americano”, destacou Zé Roberto.

 

O treinador apontou a eficiência no bloqueio como a principal força da equipe adversária. “Apesar de terem feito apenas quatro pontos de bloqueio, as norte-americanas foram muito eficientes na defesa. Isso em função da marcação do bloqueio que tocou em várias bolas”, completou o Zé Roberto.

 

A capitã do Brasil Dani Lins também ficou satisfeita com o desempenho da equipe. “Foi um confronto difícil. E já esperávamos isso. Apesar do equilíbrio do primeiro set, conseguimos defender bem e nosso jogo fluiu, principalmente quando começamos a bloquear melhor”, analisou a levantadora.

 

O jogo

 

Os números do primeiro set mostraram igualdade nas finalizações e no bloqueio. A diferença foi que os Estados Unidos cederam oito pontos em erros, contra apenas dois do Brasil. Vitória por 25 a 18, após 28 minutos. Mari foi a principal pontuadora na parcial, com seis pontos – cinco em finalizações e um de bloqueio.

 

No segundo set, os Estados Unidos permaneceram na frente a maior parte do tempo (18/17). O serviço brasileiro foi mais eficiente que o norte-americano, marcando três pontos, contra apenas um das adversárias. Foi em um saque de Sheilla, e erro de recepção das norte-americanas, que o Brasil venceu por 25 a 22, em 29 minutos.

 

A seleção brasileira dominou o terceiro set mais facilmente. Foi a vez de Natália, caçula do Brasil, brilhar. A vantagem chegou a dez pontos: 21/11, após um bloqueio de Carol Gattaz, que acabara de entrar em quadra. Em uma finalização de Natália veio o 22º ponto. Um erro de ataque dos Estados Unidos, o 23º ponto brasileiro. Carol Gattaz marcou o 24º ponto e Natália, do fundo de quadra, o ponto da vitória: 25/13.

 

EQUIPES

 

BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaísa, Mari e Sassá ; Líbero – Fabi. Entraram – Natália, Carol Gattaz, Joycinha, Regiane e Ana Tiemi. Técnico – José Roberto Guimarães

 

ESTADOS UNIDOS – Courtney, Nicole Fawcett, Aléxis, Kristin, Jordan e Foluke. Líbero – Nicole Davis. Entraram – Cynthia Barboza e Christa. Técnico – Hugh McCutcheon

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560