Vôlei de Quadra
Publicado 06 de julho de 2005
CompartilharBelgrado(SEM) – A seleção brasileira masculina de vôlei já está na Sérvia e Montenegro, cenário da fase final da Liga Mundial 2005. Depois de três dias de aclimatação na Alemanha, os jogadores chegaram nesta QUARTA-FEIRA (06.07) a Belgrado. O primeiro desafio da equipe será na sexta-feira (08.07), às 15h (de Brasília) contra os donos da casa. No mesmo dia, Cuba encara a Polônia. O vencedor de cada uma das partidas enfrentará o perdedor da outra na semifinal.
Terminada a fase classificatória, quatro brasileiros aparecem entre os 10 primeiros nos rankings individuais de fundamentos. André Nascimento é o terceiro sacador mais eficiente, já tendo marcado 20 aces. Ricardinho é o mais eficiente entre os levantadores. Dante tem a terceira melhor recepção, é o sétimo no bloqueio e o décimo maior pontuador da competição, com 152 acertos. Já Escadinha é o segundo mais eficiente na defesa e o quarto na recepção.
O fato de não haver um brasileiro entre os dez melhores atacantes não preocupa Bernardinho. “Os números mostram que não temos um homem de referência, como era o Marcelo Negrão, por exemplo. Mas sim que jogamos como uma equipe, com valores bem distribuídos. Essa é a nossa característica”, explica o treinador brasileiro.
Prova de que o “grupo joga como grupo” é o desempenho do Brasil nos rankings de equipes. No ataque, sem destaques individuais, o time é o número 1, com 56,48% de aproveitamento. E também está no topo da lista de levantamento e recepção (55,35%). “Tento aproveitar a qualidade de todos os jogadores. Vejo os scouts após as partidas e, se não estão balanceados entre todos, fico chateado. Não temos destaques individuais, mas nossa diversidade se torna um grande trunfo. O adversário fica se perguntando “quem eu vou marcar?”, explica o levantador Ricardinho.
Nos outros fundamentos, o Brasil é o quarto na defesa, o quinto no saque e o sexto no bloqueio.
Para não perder o ritmo após os jogos da primeira fase, a equipe brasileira treinou na cidade alemã de Heidelberg, onde, na terça-feira (05.07), disputou cinco sets amistosos contra a seleção da Alemanha, vencendo quatro e perdendo um. “Foi um teste duro, de sets disputados. A Alemanha saca bem e essa é uma característica que encontraremos nas equipes que disputam a fase final”, disse Bernardinho.
Fonte: CBV
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball