Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil bate o Japão e garante vaga nas semifinais no mundial

08 jul 2009

 


 


Fonte: CBV


 


Nakhon Ratchasima (Tailândia) As japonesas defenderam como gente grande, mas as meninas do Brasil foram “gigantes” no duelo que valia a classificação para as semifinais do Campeonato Mundial Infanto-Juvenil feminino de vôlei, na Tailândia. A seleção brasileira assegurou a primeira vaga na fase decisiva da competição nesta quarta-feira (08.07), após a vitória sobre o Japão, atual campeão asiático, por 3 sets a 1, com parciais de 27/25, 19/25, 28/26 e 25/15, em 1h41 de jogo. Esta foi a quinta vitória consecutiva do time brasileiro no Mundial, que está sendo disputado na cidade de Nakhon Ratchasima. Nesta QUINTA (09.07), às 7 horas (horário de Brasília), as jovens brasileiras enfrentarão a Sérvia decidindo a primeira posição no grupo E.


 


O Japão deu trabalho, mas o bloqueio brasileiro fez a diferença na partida. Foram 25 pontos marcados neste fundamento, contra apenas sete das japonesas, que não têm mais chances de chegar às semifinais. Com a vitória, a seleção brasileira, comandada por Luizomar de Moura, já melhorou o resultado obtido na última edição do Mundial, em 2007, quando terminou na quinta posição. O Brasil conhecerá o adversário da semifinal nesta quinta (08.07) – Turquia ou Bélgica, que se enfrentarão a partir das 2h30 (horário de Brasília).


 


O JOGO


 


O Brasil dominou o início do primeiro set. O bloqueio já mostrou sua eficiência, e a equipe abriu uma vantagem de cinco pontos, fazendo 13/8. A defesa do Japão começou a funcionar, assim como seus contra-ataques. As japonesas fizeram seis pontos consecutivos, e passaram à frente: 13/14. Este equilíbrio permaneceu até o final do set. A seleção brasileira teve seu primeiro set point (24/23), mas desperdiçou um contra-ataque. Depois foi a vez de o Japão ter a chance de fechar o set, mas o bloqueio brasileiro marcou o ponto de empate: 25/25. A vitória do Brasil veio com o marcador de 27/25 – em um bloqueio e no erro de finalização das adversárias, após 26 minutos.


 


No segundo set, foi a vez de o Japão largar na frente: 5/1. As japonesas foram favorecidas por erros das brasileiras. Mas, aos poucos, o time do Brasil reagiu, e teve no bloqueio, novamente, o seu fundamento mais eficaz. O empate veio em 8/8, e permaneceu até o 13º ponto. A seleção brasileira voltou a cometer alguns erros, e as japonesas, chegaram à vitória por 19/25, em 24 minutos.


 


O mais emocionante ainda estava por vir. O terceiro set foi para “nervos de aço”. A seleção brasileira se manteve na frente até o placar de 10/7. Depois foi a vez de o Japão assumir a ponta, se aproveitando de alguns erros de passe e de saque do Brasil, para fazer 17/19 e 19/21. Com o marcador igual em 26 pontos, o bloqueio brasileiro funcionou duas vezes consecutivas, e selou a vitória por 28/26, em 28 minutos.


 


Após a vitória, a seleção brasileira manteve a tranqüilidade para dominar o quarto set. O Japão não chegou a ameaçar, e o Brasil chegou à vitória por 25/15, após 23 minutos.


 


EQUIPES


 


BRASIL


Rosane, Sthéfanie, Ana Beatriz, Francyne, Samara e Carolina. Líbero – Gabriella


Entraram – Isabela, Priscila Heldes e Carla


Técnico – Luizomar de Moura


 


JAPÃO


Mitsuyama, Kaneko, Moriya, Futami, Horikawa e Mochimaru. Líbero – Mori


Entraram – Kuroki, Kagawa e Yamakami.


Técnico – Yoshiki Ogawa

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560