16 jan 2006
São Bernardo do Campo (SP) – Moradores de Santos (SP) e turistas de várias partes tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos e praticar vôlei com os atuais campeões da Superliga. Os atletas da equipe do Banespa / São Bernardo ministraram clínica durante a manhã e tarde deste domingo (15) a 475 participantes de todas as idades. Foram cinco horas de contato direto com o público, ensinando a arte do jogo e distribuindo autógrafos e posando para fotos.
Nas quatro quadras dispostas na Arena da Tribuna, na Ponta da Praia, os organizadores distribuíram grupos separados por faixa etária e sexo, para melhor dirigir a aprendizagem. Para muitos participantes aquela foi a primeira experiência com o esporte. É o caso de Karinna De Simone, de dez anos, que desde quarta-feira estava em Santos, curtindo as férias com os pais e com o irmão Vítor, de oito, que também arriscou os primeiros toques e manchetes. “É a primeira vez que jogo vôlei”, conta. Porém, Karinna confessa que não é novata no esporte. “Já joguei tênis e já fiz Ginástica Olímpica. Hoje jogo handebol e esgrima”, enumera, contando que também se aventura nas artes – pratica canto. De todos os exercícios passados por atletas e técnicos do Banespa / São Bernardo, Karinna preferiu o jogo adaptado de agarrar a bola. “O jogo no final foi o mais legal.”
A participação democrática permite que Lucas e Gilberto dividam o mesmo espaço. Enquanto o pequeno Lucas Bonanzini Santos, de três anos, precisava dar nós nas alças da camiseta promocional para que ela não escorregasse de seus ombros miúdos, na outra quadra Gilberto Hélio Molinari exibia vitalidade e se orgulhava da idade.
“Oitenta e um anos”, contava aos técnicos surpresos com sua agilidade e habilidade. Molinari pratica esportes desde a juventude, depois passou a se dedicar ao voleibol adaptado à terceira idade. “Jogo pelo SESC e sou da equipe de Santos nos JEI’s (Jogos Estaduais de Idosos).” Ele tem alguns segredos para a disposição e o bom humor. “Meu dia-a-dia é prazerosamente muito saudável. Eu recomendo, a quem quer ter saúde, que pratique vários esportes, principalmente vôlei e tamboréu.” Aliás, o tamboréu – esporte muito praticado nas areias de Santos – é a principal atividade de Molinari. Ele é instrutor em um ponto instalado pela prefeitura no Posto 2. “É aberto a todas as idades, dos 8 aos 80.” Questionado do porquê do preconceito de se limitar a idade em 80, ele sorri. “Pode ser mais, mas eu não conheço ninguém, além do instrutor, que tenha mais de 80 e jogue.”
Edina da Silva, 59, era outra sorridente participante. Companheira de Molinari das quadras do SESC, Dina mora em Guarujá e costuma vir a Santos para participar das atividades na praia durante as férias. Quando se aposentou prematuramente, aos 45 anos, Dina conheceu o esporte. “Enquanto trabalhei, nunca joguei nada. Um dia minha mãe, que hoje tem 82 anos, me chamou para assistir a um jogo dela. Ela jogava o vôlei adaptado à terceira idade e na hora faltou uma jogadora para completar. Eu não sabia nem jogar, entrei, gostei e não parei mais de praticar”, conta, revelando que já havia participado de outras duas clínicas de férias do Projeto Verão Santander Banespa em anos anteriores.
Depois de vencer o Lupo / Náutico por três a dois, no dia anterior, e assumir a vice-liderança da Superliga, os atletas do Banespa / São Bernardo não pouparam energia para instruir os participantes. O atacante Michael explica a importância da participação. “Muita gente só nos vê na quadra ou na televisão. Essa proximidade permite que os mais tímidos se soltem. É bom para nós e para eles. Sempre tem aqui em Santos um pessoal que sabe jogar. Participei de um bate-bola que eles me jogavam para a frente e para trás, sem dó”, comenta sorrindo.
O Projeto Verão Santander Banespa, no qual o banco Santander oferece aos clientes serviços extras durante a alta temporada nas praias paulistas, prossegue em fevereiro. Dia 11, Ubatuba recebe a equipe do Banespa / São Bernardo, e no dia seguinte será a vez de Caraguatatuba.
Enquanto isso, o grupo volta aos treinos nesta terça, em dois períodos, às 8h e 16h. A preparação visa aos quatro jogos no Sul do país, pela Superliga Nacional, a partir de quinta-feira: USC / Colombo, Bento Vôlei, Cimed e Unisul / Nexxera.
Fonte: Photo&Grafia
© 2024 Federação Paulista de Volleyball