22 nov 2006
São Paulo – Banespa/São Bernardo e Pinheiros/Telemig/Ferraz iniciam nesta quinta-feira a definição do título da temporada 2006 do Campeonato Paulista Masculino de Voleibol da Divisão Especial. Com melhor campanha na fase de classificação, o representante de São Bernardo do Campo garantiu o direito de decidir em seu ginásio. A primeira partida do playoff melhor-de-três acontece no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, a partir das 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV. O segundo confronto está marcado para o dia 26, às 12h30, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo, que também será a sede de um possível terceiro jogo, no dia 2 de dezembro.
A final do Paulista 2006 reunirá as duas equipes com melhor desempenho ao longo de toda a competição. Aliás, Banespa/São Bernardo, que busca o heptacampeonato, e Pinheiros/Telemig/Ferraz, que quer o bicampeonato, chegam à decisão com campanhas muitos iguais: 13 vitórias e 3 derrotas para cada. Na semifinal, o Banespa/São Bernardo, do técnico Paulo Coco, eliminou o Lupo/Náutico por 2 a 0, enquanto o Pinheiros/Telemig/Ferraz passou pelo São Paulo/Wizard/Taubaté, também pelo mesmo placar.
As equipes já se enfrentaram três vezes na temporada. Na final dos Jogos Abertos do Interior, o Banespa/São Bernardo levou a melhor, e nas duas vezes pelo Paulista foi uma vitória para cada lado, ambas no quinto set. Isso mostra como as duas equipes que se conhecem bem e que têm tudo para fazer uma das finais mais emocionantes e disputadas da história do Campeonato Paulista Masculino.
Paulo Coco, técnico do Banespa/São Bernardo, espera muitas dificuldades. “Serão jogos difíceis, o adversário leva certo favoritismo por ser mais experiente e também por ser o atual campeão paulista e vice da última edição da Superliga”, diz. E para superar essa pequena desvantagem o treinador espera muita concentração de seus jogadores. “A equipe do Santander Banespa/São Bernardo é mais jovem, por isso vou pedir aos jogadores muita atenção, dedicação e uma superação maior para que eles consigam definir os jogos nos detalhes como acontece em todo clássico e principalmente em uma final tão disputada”, explica.
Coco também vê equilíbrio nesta final. “Os dois times estão muito equilibrados tecnicamente e, assim, precisamos anular as principais características do adversário, como o ataque. Vamos impor um saque forte e fazer a nossa parte defensiva funcionar bem para anular as opções ofensivas do Pinheiros”, disse Coco, que ainda não definiu a equipe titular.
O técnico Mauro Grasso, que na temporada passada defendia o time adversário, confirma que os dois grupos se conhecem bem. “Eles têm um saque muito forte, e nosso sistema defensivo está muito bom, com o bloqueio e os contra-ataques funcionando. Já conhecemos os jogadores e temos bastante material para estudar. Acho que será uma grande final”, afirma o técnico.
Para as finais, Mauro poderá contar com a equipe praticamente completa. “Treinar com o time todo foi muito importante para o grupo, já que no início da temporada não conseguíamos repetir uma escalação mais constante. Agora já conseguimos um padrão e todos estão treinando bem motivados”, afirma. O técnico tem começado as partidas com os pontas Roberto Minuzzi e Ezinho, o oposto Wanderson, o levantador Rafa, os meios-de-rede Jardel e Alberto, além do líbero Serginho.
Consultoria de Comunicação da FPV:
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324
Fones: (11) 3053-9584/8266-6086 E-mail: imprensa@fpv.com.br
© 2024 Federação Paulista de Volleyball