14 mar 2005
São Bernardo do Campo (SP)– O Banespa/MasterCard/São Bernardo venceu a Unisul/Cimed por três sets a zero, devolvendo a derrota sofrida no primeiro confronto do play-off válido pelas quartas-de-final da Superliga Masculina de Vôlei, e levou a decisão para a terceira partida. O jogo realizado no Ginásio Cidade de São Bernardo, no ABC paulista, acompanhado por um público de aproximadamente três mil pessoas, teve as parciais de 25 a 23, 34 a 32 e 25 a 23, e durou uma hora e 34 minutos. O tira-teima será realizado em São Bernardo do Campo (SP) na quarta-feira (16), às 19 horas.
Com Ricardo no lugar de Filipe, o Banespa/Mastercard/São Bernardo começou o jogo da forma que o técnico Mauro Grasso queria: colocando pressão no saque. Mesmo jogadores que não estavam sacando o “Viagem” iniciaram a partida utilizando esse tipo forte de saque. Vibrando muito e contando com a boa atuação prometida pelo atacante Riva, o Banespa/Mastercard/São Bernardo comandou o ritmo do primeiro set. A aposta no saque deu resultado. Apesar dos seis erros nesse fundamento, ele foi responsável indireto pelos cinco pontos conseguidos de bloqueio e contra-ataque no set vencido por 25 a 23, em 26 minutos.
O segundo set foi equilibrado desde o início, sem que nenhuma das duas equipes conseguisse abrir mais de dois pontos sobre o adversário. Anulando o principal jogador da Unisul/Cimed, o atacante Giovane, o Banespa/Mastercard/São Bernardo conseguiu a vantagem no final do set, graças ao aproveitamento daquele que foi uma das marcas registradas do time na primeira fase do campeonato: a defesa e o conseqüente contra-ataque. A emoção tomou conta da torcida, que vibrava a cada rali. Comandados pelo capitão Nalbert, o Banespa/Mastercard/São Bernardo fechou o set em 34 a 32, em 40 minutos.
O técnico Carlos Weber arriscou tudo na formação da Unisul/Cimed para o terceiro set, colocando dois opostos em quadra: Leandro e João Paulo, dando a este último a função de recepção que cabia a Zanuto. Marcelinho, levantador da equipe catarinense, continuava baseando seu jogo nas pontas, enquanto Vinhedo buscava variar os levantamentos. Um ataque de Riva, escolhido o melhor em quadra e ganhador do Troféu Viva Vôlei, encerrou a batalha tática a favor do Banespa/Mastercard/São Bernardo por 25 a 23, em 28 minutos.
O técnico do Banespa/MasterCard/São Bernardo, Mauro Grasso elogiou a exibição da equipe, e gostou particularmente do comportamento e do saque. “Entramos com um espírito diferente e o saque surtiu efeito. Conseguimos tirar o Zanuto de quadra”, analisou, lembrando que a equipe da Unisul/Cimed não dispõe de substituições que possam contornar problemas com a recepção.
Quanto ao comportamento, Grasso lembrou da importância de dois jogadores em especial: Nalbert e Ricardo. O ponta Ricardo compartilha da opinião do treinador. “As equipes se equiparam muito, aí o saque faz a diferença.” Em relação à sua importância para elevar o ânimo da equipe, Ricardo filosofa. “Num ambiente em que as pessoas se sentem à vontade e felizes, as coisas são bem mais fáceis.” O atacante acredita que na próxima partida, a disposição vai ser maior ainda. “Conheço o time, conseguimos resgatar essa vibração”, completa.
Jogaram pelo Banespa/MasterCard/São Bernardo: Vinhedo, Riva, Nalbert, Ricardo, Alberto, Michael e o líbero Polaco, além de Leandro e Léozão. Pela Unisul/Cimed atuaram Marcelinho, Giovane, Braz, Zanuto, Juliano, João Paulo e o líbero Marquinhos, além de Sens, Leandro, Bruno e André.
Fonte: Photo&Grafia Comunicação
© 2024 Federação Paulista de Volleyball