Federação Paulista de Volleyball

FPV

ATAQUE X BLOQUEIO, ATRAÇÃO DE SHOPPING ABC E ON LINE

19 jan 2005

São Caetano do Sul (SP) – No futebol, seria como se o artilheiro tentasse transpor o melhor goleiro, a muralha do campeonato. Nesta quinta-feira (20.01), às 20h30, um duelo em particular vai agitar o ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul. Do lado do time da casa, o Shopping ABC/São Caetano (SP), Ualas, que é o jogador mais bem posicionado no ataque da Superliga masculina 04/05, com 51,95% de eficiência. Do outro, Riad, da On Line (RS), primeiro lugar no bloqueio (32,53%) da competição. O jogo, válido pela primeira rodada da segunda fase classificatória, terá transmissão do canal Sportv.

O interessante é que ambos são meios-de-rede. Logo, estarão frente a frente, bem próximos, para travar este duelo. “Espero sair vencedor nessa. Vai ser difícil, porque ele joga na mesma posição que eu e vai estar bem na minha frente. Mas conheço o Riad desde a época das categorias de base, nos enfrentamos bastante. Do jeito que a bola subir, é dar nela, não tem outra maneira. Estamos estudando a melhor forma para superá-lo, assim como eles devem estar se preparando para nos parar”, analisa Ualas.

Riad também encara o duelo com muito profissionalismo. E, como o adversário, não fugiu do assunto. “É até uma surpresa para mim o Ualas ser o melhor atacante, pois ele é meio-de-rede, como eu. Ele é um jogador de boa estatura, forte, ataca alto e é bem acionado. Temos que tomar cuidado para que o passe não saia redondo na mão dele. Como? Forçando o saque, não tem jeito”, diz Riad. “E estar na frente nas estatísticas de bloqueio é complicado, porque sou meio-de-rede e tenho de ficar correndo para as pontas a toda hora”, completa.

Sobre o jogo em si, os dois esperam muitas dificuldades, apesar de a On Line ter vencido o Shopping ABC/São Caetano na primeira fase classificatória, por 3 sets a 0. “Foi nosso primeiro jogo na Superliga e o time do On Line soube nos marcar. Eles também sacaram muito bem, o que fez a diferença. E nós ainda não estávamos num bom ritmo, como agora. O passe não saiu nos momentos decisivos. Hoje, ele é constante. Tanto que somos os primeiros nesse fundamento (recepção)”, declara Ualas.

O próprio Riad, que saiu vencedor naquela partida, admite que a história será diferente agora. “É claro que gostaria do mesmo placar daquele jogo, mas será difícil. Vencer no ginásio deles é complicado. Eles venceram o Wizard/Suzano em casa. Estamos estudando o time deles, que não tem um jogador que decida, e sim um bom conjunto. Espero continuar ajudando o On Line a chegar o mais longe possível”, avalia Riad.

O técnico do Shopping ABC/São Caetano, Antônio Ângelo, o Tinoco, torce para que Ualas continue inspirado. Para isso, é claro, toda equipe tem que funcionar da maneira como vem treinando. “Espero que nosso ataque prevaleça sobre o melhor bloqueio. Se um meio-de-rede nosso tem se destacado no ataque, é sinal de que estamos jogando com o passe na mão. Mas sabemos que teremos dificuldades neste ponto porque o On Line tem um saque viagem muito forte”, comenta Tinoco.

Já o técnico da On Line, Jorge Schmidt, vê um equilíbrio cada vez maior entre as equipes. Como nesta partida contra o Shopping ABC/São Caetano. “Os jogos da segunda fase classificatória se tornarão mais coletivos do que individuais. O quarto colocado, que somos nós, tem uma diferença muito pequena em relação ao nono, por exemplo. Esta partida será decisiva para ambos”, analisa Jorginho. “O Shopping ABC/São Caetano tem uma equipe completa, muito bem treinada e estruturada”, finaliza.

Fonte: CBV

Veja também:

Rua Dr. Rafael de Barros, 596
CEP: 04003-043 - São Paulo, SP
(11) 3053-9560