Vôlei de Quadra
Publicado 30 de junho de 2005
CompartilharSão Bernardo do Campo (SP) – A equipe de vôlei feminino da Brasil Telecom está de malas prontas para São Bernardo do Campo (SP). Após dois meses acertando os detalhes da negociação, o time treinado por William Carvalho, ex-levantador e medalhista de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), fechou a parceria e irá representar a cidade do Grande ABC em quatro competições na temporada 2005/2006: os Jogos Regionais, Copa São Paulo, Campeonato Paulista da Divisão Especial e Jogos Abertos do Interior.
A assinatura do contrato que formalizou o convênio foi feita na manhã desta quinta-feira, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Na solenidade, estiveram presentes a gerente de Projetos Esportivos e Qualidade de Vida da Brasil Telecom, Vanderli Frare, e o prefeito do município, William Dib, além do técnico William Carvalho, das jogadoras Thaís Barbosa e Juliana Costa e do secretário de esportes José Fiorizi Piovesana.
A equipe irá se apresentar na segunda quinzena de julho, com o objetivo de pegar ritmo de jogo para a disputa da Superliga Nacional – a principal competição do calendário que terá início em dezembro. A estréia da Brasil Telecom está prevista para o dia 25 de julho, data do primeiro jogo dos Jogos Regionais, que terá sede em Praia Grande. O mando de quadra da equipe será o Ginásio Poliesportivo Cidade de São Bernardo, mesmo local dos treinamentos. O elenco retorna a Brasília após o Campeonato Paulista.
“Estamos muito orgulhosos de trazer o time de vôlei para São Bernardo e mostrar como estas parcerias são importantes para o esporte nacional”, disse Vanderli. Ela garantiu que empenho não faltará ao voleibol feminino. “Somos ‘pé quente’ e tenho certeza de que proporcionaremos muitas alegrias aos torcedores”, continuou a gerente.
William Dib ressaltou a importância do esporte de alto nível como referência aos que estão começando. “O time é muito bem-vindo na cidade. E que sirva de exemplo para os jovens, como fez a Seleção Brasileira a que o William Carvalho pertenceu, conhecida como Geração de Prata”, observou o prefeito. Atualmente, São Bernardo do Campo conta com 12 núcleos para a iniciação do voleibol, sendo que outros bairros serão contemplados com novos centros de prática esportiva ainda este ano.
Negociação – De acordo com o consultor técnico do time, Renan Dal Zotto, medalhista olímpico ao lado de William, os primeiros contatos foram feitos no primeiro semestre de 2004. “São Bernardo do Campo já tinha interesse que fôssemos seus representantes na temporada passada, o que acabou não acontecendo. Os contatos continuaram durante e Superliga e, desde então, tivemos várias reuniões. Nos últimos dois meses, acertamos os detalhes finais e definimos as responsabilidades de cada parceiro”, contou.
No momento da decisão, a infra-estrutura que a cidade do Grande ABC possui no voleibol foi um dos fatores decisivos. “É fantástica, uma das melhores do Brasil. Além disso, conhecemos os profissionais de São Bernardo e todos têm muita credibilidade. Foi um acordo que beneficiou ambas as partes”, acrescentou Renan.
Ritmo de jogo – William está animado com o fato do grupo adquirir mais experiência, ritmo de jogo e entrosamento para a Superliga. “O objetivo é disputar cerca de 34 partidas antes do campeonato nacional. Estamos muito otimistas, porque neste ano iniciamos cedo o trabalho. A pré-temporada está do jeito que planejamos”, garantiu William.
No ano passado, o elenco participou do Campeonato Carioca como convidado. “A competição inclui apenas um turno. No Paulista, há dois turnos e ainda os playoffs, reunindo os principais times do país. Isto sem contar que as equipes que participam do Campeonato Paulista são praticamente as mesmas que disputam os Abertos e os Regionais. Será muito importante estarmos nestas competições para adquirirmos experiência para a Superliga”, concluiu o treinador.
Boas lembranças – O Grande ABC traz ótimas lembranças para William Carvalho. Afinal, foi na Uniban/São Bernardo que o treinador levantou o título de campeão da Superliga Nacional Feminina (1998/1999). Na temporada seguinte, no comando do MRV/São Bernardo, ele conquistou o título paulista. “Sempre fui muito feliz trabalhando em São Bernardo do Campo. Espero ter a mesma sorte com a Brasil Telecom”, disse.
O técnico de 50 anos nasceu em São Paulo, mas mudou-se para a vizinha Santo André aos 17. E foi representando esta cidade que ele conquistou outras glórias como jogador da Pirelli, extinta em 1993. Nos 14 anos que defendeu o clube, sagrou-se nove vezes campeão paulista, seis vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão sul-americano, duas vezes campeão intercontinental e uma vez campeão mundial.
Elenco – Para esta temporada, a equipe comandada por William Carvalho contratou oito atletas. São elas as levantadoras Fernandinha (ex-Pinheiros) e Flávia Fernanda (que veio do Koniz, da Suíça), as ponteiras Alessandra (ex-Sesi, de Uberlândia) e Juliana Costa (ex-Campos), a oposto Fernanda Berti (ex-São Caetano), as centrais Fernanda Ísis (ex-Macaé Sports) e Flávia Cristina (que atuava no Campos) e a líbero Stephany (ex-Campos). Além destas novidades, o time da Brasil Telecom tem cinco atletas que renovaram contrato: as ponteiras Thaís, Tandara, Denise e Dayna e a meio-de-rede Juciely.
Fonte: Vipcomm
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball