Vôlei de Quadra
Publicado 25 de abril de 2005
CompartilharRio de Janeiro – Um duelo, no mínimo, interessante. Um é mineiro de Joaíma, iniciou a carreira no Minas Tênis Clube e hoje defende o Banespa/Mastercard (SP). O outro de Ibirá (SP), deu suas primeiras cortadas na equipe paulista e, agora, veste a camisa do Telemig Celular/Minas (MG). No próximo final de semana, portanto, os dois praticamente estarão decidindo a Superliga masculina de vôlei 04/05 em casa, no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG).
Filipe, ponta do Banespa/Mastercard, é, por sinal, o único mineiro na equipe paulista. “Nasci em Joaíma, que fica no norte de Minas, a uns 800 Km de Belo Horizonte. Como lá não havia muita opção, fui para São João Del Rei atrás de estudo. Um ano depois, já estava na capital fazendo o segundo grau”, conta Filipe, que se formou em Educação Física pela Fefisa, no ano passado.
Mas foi quando ainda estava no colégio, na cidade histórica de São João Del Rei, onde sua família mora, que Filipe foi descoberto para o vôlei. “Meu irmão, o Daniell, jogava no Minas. Ele e seu técnico me levaram para fazer um teste e passei”, lembra ele, que iniciou carreira no Minas em 95. Lá jogou até 98, mudou de ares, retornou em 99, deixando o clube pela última vez em 2000.
O curioso é que Filipe era apaixonado por outro esporte. “Sou fã de basquete. Até joguei os Jogos Interiores de Minas. Eu era armador. Mas desanimei com o basquete lá em Joaíma”, revela o jogador, que terá uma torcida particular no Mineirinho. “Nunca joguei lá e espero que esteja lotado. Nos nossos dois jogos contra o Telemig Celular/Minas em Belo Horizonte, havia umas 40 pessoas da minha família torcendo por mim no ginásio”.
O paulista que defenderá o time mineiro é Evandro Guerra, oposto do Telemig Celular/Minas. Natural de Ibirá, cidade a 416 km da capital paulista, Evandro foi revelado pela equipe paulista, onde atuou por cinco anos. “Joguei muito tempo no Banespa/Mastercard. Agora estou no Telemig Celular/Minas e vou defender a camisa da minha equipe com unhas e dentes para conquistarmos este título da Superliga”, diz o atacante, de 2,08m e 23 anos.
Evandro começou a jogar no time paulista em 97 e lá ficou até 2001. Em seguida, transferiu-se para a equipe de Suzano e, no ano seguinte (2003), foi para o Shopping ABC/Santo André, clube que defendeu por duas temporadas. Depois de respirar somente ares paulistas, Evandro chegou ao Telemig Celular/Minas nesta temporada e terá a chance de conquistar seu primeiro título da Superliga.
Campeão mundial juvenil em 2001, na Polônia, Evandro é único jogador paulista do elenco do Telemig Celular/Minas. Quando questionado sobre o resultado deste interessante duelo é direto na resposta: “Espero que o time mineiro que só tem um paulista vença uma equipe cheia de paulistas e somente com um mineiro”, sentencia.
Sobre o quinto e decisivo jogo, Evandro espera que o fator casa continue ajudando o time de Belo Horizonte. “Só perdemos uma partida jogando em Belo Horizonte nesta Superliga. Espero que isso se repita para conseguirmos o título. Temos de manter as nossas cabeças tranqüilas e pensar sempre positivo para este jogo decisivo, que, com certeza, terá casa cheia”, encerra.
SUIPERLIGA MASCULINA: OS MELHORES DA QUARTA PARTIDA DAS FINAIS
Maior pontuador – Rodrigo Pinto (Rivaldo) – Banespa/Mastercard, com 19 pontos
MELHORES
ATAQUE – Nalbert Bitencourt – Banespa/Mastercard
BLOQUEIO – Michael Santos – Banespa/Mastercard
SAQUE – Evandro Guerra – Telemig Celular/Minas
DEFESA – Roberto Minuzzi – Telemig Celular/Minas
LEVANTAMENTO – Raphael Margarido (Vinhedo) – Banespa/Mastercard
RECEPÇÃO – Sérgio Nogueira (Serginho) – Telemig Celular/Minas
LÍBERO – Sérgio Nogueira (Serginho) – Telemig Celular/Minas
MELHOR JOGADOR – Marlon Yared – Telemig Celular/Minas – segundo no bloqueio, terceiro no saque e segundo no levantamento
Fonte: CBV
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball