Vôlei de Quadra
Publicado 14 de julho de 2011
Compartilhar
Fonte: Photo&Grafia Comunicação
Mogi-Guaçu (SP) – A equipe juvenil do Sanofi/Fonte venceu o Americana por 3 a 0 (25/20, 25/14 e 25/7) ontem (13), na final dos 55º Jogos Regionais, e conquistou a medalha de ouro para a cidade de Campinas na categoria sub-21 do campeonato, disputado em Mogi-Guaçu.
O jogo começou equilibrado no Ginásio Municipal Pref. Carlos Nelson Bueno. Americana chegou a abrir 3 pontos de vantagem, mas o time de Campinas melhorou e conseguiu empatar em 14 a 14. Um bloqueio do meio Thiago Oliveira fez com que o Sanofi/Fonte passasse à frente no placar e, na sequência, marcasse cinco pontos seguidos com o levantador Dodô – Douglas Tavares – no saque, abrindo 22 a 17. Depois, bastou administrar a vantagem e fechar em 25 a 20.
A vibração da torcida, que era formada por uma maioria de campineiros, principalmente por atletas do handebol e do tênis de mesa de Campinas, ajudou para um segundo set ainda melhor. Apesar de ter começado a segunda etapa atrás no placar, o Sanofi/Fonte passou a ser mais eficaz no saque, no bloqueio e na recepção e abriu larga vantagem, até fechar em 25 a 14.
No terceiro set, os saques eficientes, principal destaque da equipe do Sanofi/Fonte, apareceram desde o início e com outra boa sequência, o levantador Dodô só deixou de sacar quando o time já vencia por 5 a 0. Com pontos de bloqueios e contra-ataques, principalmente pelas mãos do ponta Dhionatan da Silva, do oposto Douglas Figueiredo e do meio Evaldo, o Sanofi deixou o Americana para trás de vez e se aproveitou de um erro adversário para fazer o ponto do título e fechar em 25 a 7.
O time de Campinas fez 18 pontos de bloqueio e 15 em cima de erros do Americana, que não conseguiu trabalhar diante dos bons saques que vinham do outro lado. Para o técnico do Sanofi/Fonte, Adilson Zambom, o jogo foi decidido no saque. “Depois de um certo tempo, eles não conseguiam mais passar bem a bola e nosso bloqueio funcionava. Aos poucos, fomos percebendo onde era mais fácil sacar e fizemos isso cada vez melhor”, avaliou.
Destaque no fundamento, o levantador Dodô creditou à comissão técnica suas sequências de saques bem executados. “Durante o jogo mesmo e principalmente nos tempos técnicos, o técnico e os auxiliares passaram informações importantes, que me ajudaram a acertar saques bons tecnicamente”, contou o jogador, que acrescentou sua opinião sobre o que foi determinante para o grupo conquistar esse título. “Entramos muito focados no que tínhamos que fazer e em qual era nosso objetivo. Essa motivação grande foi fundamental para encaixarmos nosso jogo”, completou.
O maior pontuador da partida foi Dhionatan da Silva, o Zóio,que colocou dez bolas no chão em jogadas de ataque. “Fiquei feliz por ser o maior pontuador e ajudar a equipe na conquista do título. Essa experiência vai nos ajudar muito no Paulista, principalmente se chegarmos às finais”, destacou.
Para a disputa dos Regionais, a equipe do Sanofi/Fonte contou com o levantador Eykman e com o meio de rede Evaldo, que são jogadores do time adulto da Medley/Campinas, mas tem idade para representar a cidade na categoria sub-21. “Eu achei muito bom porque estava sem jogar desde o final da temporada passada e sentia falta de ritmo de jogo. Acredito que esse título pode fazer com que o time juvenil se acostume com vitórias nas decisões e melhore ainda mais o desempenho em futuras finais”, comentou Evaldo.
O Sanofi/Fonte repetiu o sucesso da equipe principal da Medley/Campinas, que no ano passado, representou a cidade na categoria adulta dos Jogos Regionais e também ficou com a medalha de ouro.
Campanha – o time juvenil fez uma campanha invicta até chegar à final, com três vitórias, contra Indaiatuba, Limeira e Itapira. “Toda vez que vencemos, na auto-estima e a confiança da equipe melhoram, e isso é muito importante. A competição também serviu para que eu testasse diversos jogadores, outro ponto positivo”, ressaltou o técnico Adilson Zambom.
O oposto Gabriel Moresco falou sobre a evolução do grupo durante os Regionais. “Começamos desatentos, cometendo alguns erros, mas fomos crescendo a cada set, a cada jogo e chegamos à final muito melhores do que no início do campeonato”, analisou.
A melhora da equipe foi tão visível que o secretário de Esportes e Turismo de Mogi Guaçu, Carlos Ferrari, não poupou elogios ao final da partida contra o Americana. “Devemos nos espelhar no time de Campinas, que é um exemplo a ser seguido”.
Paulista – o Sanofi/Fonte retornará aos treinos em Campinas para disputar o segundo turno do Campeonato Paulista. Na próxima quarta-feira (20), será realizado o sorteio que definirá a tabela da segunda etapa do estadual. O time teve bom desempenho no primeiro turno, ficando na segunda posição.
Formado na temporada passada, o Sanofi/Fonte é uma parceria entre o Clube Fonte São Paulo e o Grupo sanofi-aventis e faz parte do projeto de vôlei da Medley, uma empresa do Grupo sanofi-aventis, que patrocina a equipe com o apoio da Prefeitura de Campinas.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Compartilhar
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2025 Federação Paulista de Volleyball