Vôlei de Quadra
Publicado 22 de abril de 2009
CompartilharFonte: Photo&Grafia Comunicação
Rubinho e Montanaro falam sobre resultados da equipe e já pensam em reforços para a próxima temporada
São Bernardo do Campo – Quarto colocado na classificação geral da Superliga Masculina de Vôlei 08/09, o Santander / São Bernardo tem motivos para comemorar. Na temporada em que repatriou o líbero da Seleção Brasileira, Serginho, que estava há quatro anos na Itália, a equipe ainda foi campeã dos Jogos Regionais e da Copa São Paulo, vice dos Jogos Abertos do Interior e terceiro colocado no Paulista.
Para o técnico Rubinho, que está há três anos à frente do Santander / São Bernardo, a temporada 08/09 marcou um dos principais momentos do vôlei nacional. “Essa temporada foi a mais disputada de toda a história da Superliga, com um excelente nível técnico e, com certeza, foi o melhor campeonato dos últimos anos, principalmente pelo retorno de atletas que estavam fora do país”, disse o treinador, se referindo a nomes como André Heller, André Nascimento, Marcelinho e os jogadores do seu time, Marlon, Bob e Serginho.
“Ter a volta desses atletas foi ótimo para a nossa equipe. O Serginho é um grande jogador e atua como um líder, ajudando os garotos mais novos, além de ser totalmente identificado com a equipe e com o Projeto Vôlei do Santander. Contar com um dos melhores líberos do mundo foi um fator extremamente positivo para a nossa equipe”, afirmou Rubinho.
A evolução do time durante a temporada é motivo de satisfação para o técnico. “Em relação ao grupo do ano passado, continuamos apenas com dois jogadores do time adulto (Michael e Thiago Sens), e continuamos contando com atletas das categorias de base como Ygor, Maurício e Deivid, que foram fundamentais na conquista dos resultados. O time cresceu muito durante o ano e fiquei contente com isso”, comentou Rubinho.
E, justamente para dar continuidade ao trabalho dessa temporada, o Diretor de Vôlei, José Montanaro Jr., anuncia que o objetivo para o próximo ciclo será renovar com boa parte do elenco. “Já temos contrato com o Serginho e com o cubano Llanes e a idéia é mantermos a base, além de buscarmos algumas peças para reforçar a nossa equipe”, explicou Montanaro.
O diretor afirma que os resultados foram positivos. “Claro que o trabalho é sempre voltado para o título dos campeonatos, principalmente da Superliga, mas não éramos os francos favoritos. O resultado final foi bom, principalmente na fase de playoffs, quando tivemos confrontos duros contra o Tigre / Unisul / Joinville e Cimed / Brasil Telecom, com jogos disputadíssimos”.
Montanaro ainda destacou um ponto importante: “Ficamos acima de equipes que também tinham um plantel excelente e eram apontadas como favoritas ao título, como Tigre / Unisul / Joinville e Ulbra / Suzano / Massageol” – lembrou o diretor, que também citou a evolução da equipe. “Gostei da crescente que a equipe apresentou desde o início até agora, quando fechamos o principal campeonato entre os quatro melhores do país”, afirmou Montanaro.
Vários atletas da equipe se destacaram nas estatísticas da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) durante toda a Superliga. O oposto Bob terminou o campeonato como terceiro maior pontuador, com 406 pontos. O ponta Filipe também apareceu entre os maiores pontuadores, sendo o sexto nessa relação, além de ser o sexto melhor jogador no saque e quarto na recepção.
O meio-de-rede Acácio foi o quarto melhor bloqueador e o levantador Marlon, além de ser o quarto melhor no seu fundamento, terminou a Superliga como sétimo na de defesa. O líbero campeão olímpico Serginho foi o terceiro melhor jogador de defesa.
No coletivo, a equipe apareceu como terceira melhor na defesa, no levantamento e na recepção entre os 12 times que disputaram a Superliga 08/09.
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Sem categoria
Sem categoria
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2025 Federação Paulista de Volleyball