Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil vence Venezuela e garante vaga na final e no Mundial

18 out 2008

  


Fonte: CBV


 


Poços de Caldas (MG) – Com personalidade, a seleção brasileira infanto-juvenil masculina de vôlei assegurou esta noite (18.10) presença na decisão do Campeonato Sul-Americano ao derrotar a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/18 e 28/26, em 1h18 de jogo no ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves, em Poços de Caldas. Neste domingo (19.10), a partir das 18h30, o Brasil buscará manter a hegemonia no continente e que jamais perdeu em 15 edições da competição. A Argentina, que derrotou o Chile, de virada, por 3 a 1 (18/25, 26/24, 25/16 e 25/21) será a adversária da equipe brasileira. Luan foi o maior pontuador no jogo, com 15 pontos, sendo 13 no ataque e dois no bloqueio.


 


Às 16h30, Venezuela e Chile entrarão em quadra pela medalha de bronze. A programação, porém, será iniciada às 9 horas. Uruguai e Paraguai jogarão pelo sétimo lugar. Às 11 horas, Colômbia e Peru decidirão a quinta posição.


 


Após a vitória sobre a Venezuela, o técnico brasileiro destacou o desempenho dos jogadores.


 


“O saque e o bloqueio deram certo, e a obediência tática foi fundamental. O time tem que jogar desse jeito, com coração e emoção”, ressaltou Percy. “A equipe da Argentina tem uma estratégia de leitura de bloqueio muito boa. É um grande time”, completou o treinador.


 


O JOGO – Luan foi o maior pontuador já no primeiro set com seis pontos: cinco de ataque e um de bloqueio. A seleção brasileira chegou ao primeiro tempo técnico com 8/5 no placar. Dos cinco pontos da Venezuela, dois foram obtidos em erros de saque do Brasil. Já os venezuelanos desperdiçaram o serviço três vezes.


 


A vantagem do Brasil aumentou no segundo tempo técnico: 16/9. O levantador Eykman marcou dois pontos consecutivos no saque, e a seleção brasileira aproveitou seus contra-ataques. O time ainda se beneficiou dos erros dos venezuelanos. Foram dois seguidos – no saque e no ataque.


 


A Venezuela continuou cometendo muitos erros até o final do set. Do lado do Brasil, Aldren sacou e dificultou a recepção adversária para marcar 23/16, e em seguida, fez uma defesa que Otávio aproveitou para marcar 24/16. O 25º ponto veio com um bloqueio após 21 minutos.


 


No segundo set, a Venezuela saiu na frente, e fez 3 a 0. Em dois erros seguidos do Brasil, os venezuelanos fizeram 9/6. A reação brasileira veio no bloqueio e no erro de ataque adversário: 9/9. Com o marcador igual em 12 pontos, o time comandado pelo técnico Percy Oncken passou à frente para não perder mais a vantagem. O bloqueio e o saque funcionaram e a vitória por 25 a 18, após 23 minutos. Luan e o venezuelano Aguilera marcaram nove pontos no set.


 


Foi no terceiro set que os jovens da seleção brasileira mostraram mais garra e determinação. O Brasil estava perdendo por 21/24. Dois contra-ataques e, um saque de Otávio levaram o time brasileiro ao empate. Por mais duas vezes os venezuelanos estiveram à frente: 25/24 e 26/25. O 26º ponto do Brasil, o de um novo empate, veio com Luan. Dois erros consecutivos da Venezuela selaram a vitória brasileira por 28 a 26, em 34 minutos. Ary e Chourio foram os que mais pontuaram no set, com seis pontos cada.


 


O Brasil jogou com Eykman, Otávio, Victor, Aldren, Luan e Ary. Líbero – Gentil. Entraram Marcelo, Dionísio e Lucarelli.


 


A Venezuela jogou com Carlos Paez, Michael Aguilera, Jesus Chourio, Handerson Espinoza, Kervin Pinerua e Jhoser Contreras. Líbero – Jesus Negrette. Entraram Gregory Velandia, Wilmer Salazar.e Carlos Antonio.


 


NÚMEROS DO JOGO


 


BRASIL


Ataque – 38


Bloqueio – 8


Saque – 6


Pontos nos erros do adversário – 26


 


VENEZUELA


Ataque – 37


Bloqueio – 6


Saque – 1


Pontos nos erros do adversário – 16

Veja também: