Federação Paulista de Volleyball

FPV

Brasil atropela Porto Rico

22 nov 2007

Toyama (JAP) – O Brasil venceu e, mais uma vez, convenceu na Copa do Mundo masculina de vôlei 2007. Com uma atuação praticamente perfeita em todos os fundamentos, o time verde-amarelo aplicou 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/21 e 25/17, sobre Porto Rico, em apenas 1h07 de jogo. No terceiro resultado positivo em quatro jogos na competição, o ponteiro Dante terminou como principal pontuador (14 acertos), atacante mais eficiente (81,25% de aproveitamento) e melhor jogador na quadra. A partida foi realizada na madrugada desta quinta-feira (22.11), no Toyama City General Gymnasium, na cidade de Toyama, e válida pela primeira rodada da segunda fase.

O capitão e ponteiro Giba conseguiu 13 acertos, enquanto o meio-de-rede Rodrigão fez nove pontos e teve 70% de aproveitamento no ataque. O líbero Sérgio Escadinha também se destacou, com média de 2,00 por set na defesa e eficiência de 78,95% na recepção. O oposto André Nascimento e o levantador Marcelinho marcaram dois pontos de saque, cada, sendo que o último teve média de 10,33 por set no levantamento. O Brasil ainda teve sucesso no bloqueio e conseguiu sete pontos, contra quatro de Porto Rico neste fundamento.

O técnico Bernardo Rezende falou sobre a ascensão do Brasil na competição. “Desde a partida contra Espanha, temos jogado com mais confiança, ritmo e bem no ataque. Além disso, o nosso saque agora está bom. Como um dos principais fundamentos da equipe de Porto Rico é a defesa, imprimimos um ritmo forte e com velocidade, e o adversário encontrou dificuldades. Estivemos bem taticamente e no bloqueio também”, afirma.

Para o treinador, foi a melhor atuação do Brasil na Copa do Mundo. No entanto, disse que é preciso crescer ainda mais. “O jogo hoje foi o nosso melhor até agora, mas espero que os meus jogadores atinjam o pico contra as equipes consideradas mais fortes. Nossa principal virtude está sendo jogar pesado o tempo todo. Creio que podemos encontrar um melhor nível até o fim do torneio. O grupo sabe que tem mais sete jogos difíceis pela frente e está mentalmente preparado para isso”.

Nesta sexta (23.11), às 4h05 (de Brasília), no mesmo local, o adversário será a Bulgária, com transmissão da TV Globo e do canal Sportv. Bernardinho explicou que este duelo exigirá mais da equipe brasileira.

“Agora, penso no jogo contra a Bulgária. É sempre difícil enfrentá-la. Estamos ganhando mais confiança a cada partida, mas cada jogo é diferente. Contra a Bulgária, teremos de controlar a sua força e o seu jogo pesado. Enquanto Porto Rico não colocou pressão sobre nós, o mesmo não acontecerá contra os búlgaros”, diz.

O capitão e ponteiro Giba também aprovou a performance da equipe. “Fizemos uma ótima partida, em todos os fundamentos. Anulamos as principais jogadas ofensivas de Porto Rico. O Brasil entrou no ritmo da Copa do Mundo”, conta.

O central Rodrigão ressaltou que a marcação brasileira fez a diferença no jogo. “Conseguimos impor o nosso ritmo e erramos muito pouco. Marcamos as jogadas de Porto Rico, que usa bem o Soto e os ponteiros. O Soto não conseguiu fazer estragos como nas partidas anteriores da Copa do Mundo”.

Hector Soto é capitão e oposto de Porto Rico. Principal pontuador da equipe na competição com 69 acertos, diante do Brasil marcou nove pontos. “O adversário não nos deixou jogar e teve uma atuação praticamente perfeita. Mas isto tem um pouco a ver com a nossa inexperiência. Nosso time é jovem e disputa uma competição de alto nível. Eles se aproveitaram dos nossos erros e hoje não foi o nosso dia. No entanto, não acredito que o resultado abalará a nossa confiança para o duelo com a Espanha”.

EQUIPES

BRASIL – Marcelinho, André Nascimento, Dante, Giba, Gustavo e Rodrigão. Líbero: Sérgio. Entraram: Anderson e Bruninho. Técnico: Bernardinho.

PORTO RICO – Perez, Soto, Victor Rivera, Jose Rivera, Rodriguez e Escalante. Líbero: Berrios. Entraram: Roman, Bird, Matias, Batista e Morales. Técnico: Carlos Cardona.

Fonte: CBV

Veja também: