Vôlei de Quadra
Publicado 28 de abril de 2007
CompartilharBetim (MG) – O Telemig Celular/Minas (MG) é o primeiro tetracampeão da Superliga Masculina de vôlei. Na história da competição, é o segundo time a conseguir tal façanha – o primeiro foi o Rexona-Ades (RJ) na final feminina desta temporada. As 5.942 mil pessoas que lotaram o ginásio Divino Braga, em Betim (MG), viram o time mineiro sacar com eficiência e derrotar a Cimed (SC), por 3 sets a 0 (25/20, 25/18 e 26/24), na quarta partida da série melhor de cinco das finais da edição 06/07 da competição. O jogo, disputado neste sábado (28.04), teve duração de 1h26.
A força do conjunto foi uma das qualidades do Telemig Celular/Minas durante a campanha. Os jogadores dedicaram a conquista ao atacante Samuel Fuchs, que atuou nessa final um dia após o falecimento do seu irmão Andreas, de 22 anos.
O meio-de-rede Jardel foi eleito o melhor jogador da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei; enquanto o capitão e ponteiro Roberto Minuzzi, com 14 acertos, terminou como o maior pontuador do confronto.
Muito emocionado, o ponta Minuzzi, de 25 anos, disse que sua inspiração na partida foi Samuel. “O ano todo tive motivos pessoais para lutar muito por esse título: a operação no coração, a minha própria superação… Mas isso foi até ver o sofrimento do Samuel. Se tivesse passado pelo que ele passou ontem, não teria me recuperado em tão pouco tempo. Ele lutou, foi muito homem. Foi a minha inspiração. Olhava para ele e tinha vontade de chorar. Ele foi o meu herói na quadra”, diz Minuzzi, um guerreiro no jogo e ainda visivelmente emocionado.
Técnico campeão, Mauro Grasso estava gratificado pelo trabalho realizado na temporada. “Essas finais foram totalmente psicológicas. Em todos os jogos o time que entrou com a cabeça no lugar conseguiu vencer por três sets a 0. Hoje a equipe demonstrou uma união acima de qualquer coisa. Tudo o que o Samuca (Samuel) está passando serviu para fortalecer o grupo. Ninguém poderia tirar o título da gente nesta partida”, comenta Grasso, bicampeão da Superliga.
Campeão da temporada 05/06 com a Cimed, o técnico Renan Dal Zotto elogiou o time adversário. “O Minas está de parabéns. Jogou muito bem nessa série final e mereceu o título. Fica difícil analisar agora o que deu errado com o nosso time. Neste momento só posso ressaltar a determinação e eficiência do adversário. Apesar do resultado, a temporada foi boa para a Cimed. Chegamos à final e saímos de cabeça erguida”, avalia Renan, abalado.
Exemplo de determinação, equilíbrio e talento, o melhor levantador da Superliga Masculina, pela segunda vez consecutiva, Bruno fala que o vice-campeonato também servirá de aprendizado. “O Minas mostrou nessas finais que mereceu o título. Jogaram melhor em três das quatro partidas. No entanto, vencedores também aprendem com a derrota. Tenho certeza que a Cimed fará isso”, encerra.
O JOGO
Com o objetivo de forçar a realização do quinto duelo no playoff, a Cimed, campeã na temporada passada, repetiu a formação da última partida. O argentino Milinkovic jogou como meio-de-rede e Evandro fez a função de oposto. Já o time mineiro contou com a volta do levantador Rafinha, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
A partida começou de maneira eletrizante e equilibrada até o 11º ponto. Após três pontos seguidos de saque, o meio-de-rede Jardel incendiou a torcida e o Telemig Celular/Minas abriu boa vantagem: 16/11. Num ataque de João Paulo, a bola desviou no bloqueio de Samuel e a Cimed diminuiu a diferença (15/18). Após a jogada, Samuel teve de receber atendimento médico por ter machucado o dedo mínimo da mão direita. Logo depois, com Samuel recuperado, o ponteiro Ezinho sacou bem e fez o último ponto do set: Telemig Celular/Minas 25/20.
Os levantadores Rafinha, do Telemig Celular/Minas, e Bruninho, da Cimed, distribuíram muito bem as jogadas no segundo set, que foi equilibrado até o 17º ponto. A partir daí, os fatores de desequilíbrio foram a passagem de Ezinho no saque e o bloqueio mineiro. O Telemig Celular/Minas fez quatro pontos seguidos e, após um ace de Alberto, fechou a parcial: 25/18.
A Cimed, com o meio-de-rede Eder, forçou o saque no início do terceiro set e abriu uma vantagem de três pontos (4/1). Em seguida, foi a vez de o ponteiro Filipe dificultar a recepção adversária e a equipe comandada por Renan Dal Zotto fez 10/5. O Telemig Celular/Minas diminuiu a diferença quando teve sucesso nas jogadas de meio (14/16). Quando Jardel foi para o saque, os mineiros ficaram à frente pela primeira vez na terceira parcial: 19/18. Um erro de saque do time de Belo Horizonte anulou a primeira chance da conquista do tetracampeonato, quando o placar marcava 24/23. Mas o último ponto da Superliga 06/07 foi do maior pontuador da partida: Roberto Minuzzi. Com uma bela cortada, marcou 26/24 e saiu vibrando com os companheiros. A senha para o início da comemoração, em Betim, que prorrogou-se pelas ruas de Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais.
EQUIPES
TELEMIG CELULAR/MINAS – Rafinha, Samuel Fuchs, Ezinho, Roberto Minuzzi, Alberto e Jardel. Líbero : Serginho. Entraram: Wanderson, Igor e Luizinho.
Técnico : Mauro Grasso.
CIMED – Bruninho, Evandro, João Paulo, Filipe, Nei e Milinkovic. Líbero: Jeffe. Entraram: Eder, Renato, Fabiano e Folle. Técnico : Renan Dal Zotto.
Fonte: CBV
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
CompartilharVôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
© 2024 Federação Paulista de Volleyball