Vôlei de Quadra
Publicado 12 de maio de 2025
Fonte e foto:Felipe Wiira/Sesi-SP
Seleções Brasileiras Sub-19 e Sub-21 convocam cinco jogadoras e convidam outras três do Sesi Bauru a compor treinos para Mundial
O Sesi Bauru teve oito atletas chamadas para as Seleções Brasileiras de base do vôlei feminino. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou na última semana as listas de convocadas e convidadas para os times Sub-19 e Sub-21. Nas listas, os nomes do Sesi Bauru são: Julia Fernandes, Lara Gabriele, Luize Tavares e Sofia Martins, no Sub-19, e Amanda Mutuano, Bianca Coimbra, Isabella Rocha e Sofia Will, no Sub-21, além do auxiliar técnico Rodolfo Ferreira, também na equipe Sub-21.
A equipe Sub-19 do Brasil, comandada por Mauricio Thomas, começa os treinamentos focada na disputa do Mundial Sub-19, que será disputado de 3 a 13 de julho na Sérvia e Croácia. Em 2024, o Brasil foi campeão Sul-Americano, com a participação de quatro atletas do Sesi Bauru: Lara Gabriele, Luize Tavares, Julia Fernandes e Sophia Bom. Agora, em 2025, Lara e Luize foram convocadas para o time, enquanto Julia e Sofia Martins foram convidadas para treinar junto à seleção.
Assim como o time de Mauricio, o Sub-21, liderado pelo técnico Wagão, também ruma para a disputa do Campeonato Mundial da categoria, este que será disputado de 7 a 17 de agosto, na Indonésia. A lista inclui a convocação de três atletas do Sesi Bauru: Amanda Mutuano, Isabella Rocha e Sofia Will, além de Rodolfo Ferreira, o ‘Dodô’, que foi selecionado como auxiliar técnico. Enquanto isso, Bianca Coimbra foi convidada para os treinamentos da equipe visando futuras convocações. Os cinco nomes do Sesi Bauru estavam na conquista do Sul-Americano em 2024, com Amanda sendo eleita melhor levantadora do torneio e Sofia a melhor líbero.
Além da continuidade no trabalho das disputas do Sul-Americano Sub-19 e Sub-21 no último ano, a convocação das atletas do Sesi Bauru também é reflexo de um ano de bons resultados em 2024. As três equipes do vôlei feminino (Sub-17, Sub-19 e Sub-21) chegaram ao pódio estadual (ouro, bronze e prata, respectivamente). Já em 2025, a equipe Sub-21 se classificou para a fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), após ser terceira colocada na fase classificatória.
No caso das atletas Amanda Mutuano e Isabella Rocha há um elemento ainda mais especial. As duas jogadoras estiveram na campanha do Sesi Vôlei Bauru até a final da Superliga 2024/2025, a primeira da equipe desde a formação da parceria com o Sesi-SP em 2018/19.
O Brasil já sabe os seus adversários no caminho para o título mundial. No Sub-19, a equipe brasileira está no grupo B, com: Sérvia, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, e Taipé Chinesa. Já no Sub-21, os adversários do Brasil no grupo D serão: Japão, Tunísia, Tailândia, Chile e Bulgária.
A última edição do Campeonato Mundial Sub-19 de vôlei feminino acabou com a seleção dos Estados Unidos como campeã, eliminando o Brasil nas quartas de final. A Seleção Brasileira é a segunda maior campeã, com três títulos e outros sete pódios, e busca seu primeiro título desde 2009.
Já o time Sub-21 do Brasil, em 2023, chegou às semifinais, mas caiu para a China — que viria a ser campeã — e conquistou o bronze. Na categoria, a equipe brasileira é a maior campeã, com seis ouros e outros oito pódios. O time do Brasil busca seu primeiro título desde 2007, quando conquistou quatro títulos em sequência.
Convocações Seleção Brasileira Sub-19 e Sub-21
Atletas Sesi Bauru Convocadas:
Amanda Mutuano – Levantadora Sub-21
Isabella Rocha – Ponteira Sub-21
Lara Gabriele – Central Sub-19
Luize Tavares – Oposta Sub-19
Sofia Will – Líbero Sub-21
Atletas Sesi Bauru Convidadas:
Bianca Coimbra – Central Sub-21
Julia Fontana Fernandes – Líbero Sub-19
Sofia Martins – Levantadora Sub-19
Membro da Comissão Técnica Convocado:
Rodolfo Henrique Ferreira – Auxiliar Técnico Sub-21
Gostou do conteúdo? compartilhe com seus amigos.
Vôlei de Quadra
Vôlei de praia
Vôlei de Quadra
Vôlei de Quadra
Vôlei de praia
Vôlei de Quadra
© 2025 Federação Paulista de Volleyball